terça-feira, 11 de junho de 2024

Brilhante alternativa de Duarte Silva ontem em Santarém

Antigo aluno de Pedro Gonçalves na infelizmente desaparecida Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" de Santarém, Duarte Silva (irmão do consagrado bandarilheiro Cláudio Miguel) foi promissor novilheiro, chegou a triunfar em praças de Portugal e de Espanha, mas, dadas as muitas barreiras e dificuldades que cortam os sonhos a qualquer jovem, acabou por desistir de um dia se tornar matador de toiros e trocou o ouro pela prata.

Ontem, na Monumental de Santarém - esgotada! -, Duarte tomou a sua alternativa e passou na prova com louvor e distinção.

Recebeu e lidou o primeiro Murteira Grave da tarde, que coube ao cavaleiro João Moura Júnior: e depois bandarilhou magistralmente o primeiro toiro de Roca Rey, da ganadaria espanhola de Álvaro Nuñez (Cuvillo), sendo obrigado a desmonterar-se para agradecer uma calorosa ovação tributada pelo público da sua terra.

Na última pega da tarde, consumada por José Maria Cortes Pena Monteiro, os Forcados de Montemor brindaram a sorte a Duarte Silva (última foto de baixo).

Ficam as imagens, os momentos, de uma tarde que Duarte Silva não vai esquecer. Parabéns, Toureiro bom!

Fotos M. Alvarenga