Miguel Alvarenga - E fique agora com os melhores momentos das actuações dos cavaleiros, eternos rivais, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles (nada que se compare, ainda, às célebres rivalidades que foram protagonizadas por João Núncio e Simão da Veiga ou, mais tarde, por Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga, mas para lá caminham) ontem na Monumental de Santarém com toiros sérios e exigentes de Murteira Grave, por outras palavras, com toiros de verdade (não babosas de entreter cavalinhos...), como se exige, como se impõe.
Moura esteve superior no primeiro toiro e superou-se a ele próprio no quarto, o melhor dos quatro Graves, que valeu ao ganadeiro a honra de volta à arena. A léguas do pelotão, ainda e sempre a marcar a diferença. Ergueu o tricórnio aos céus e brindou a primeira lide à memória de Alfredo Vicente, pai do cavaleiro Luis Rouxinol e avô do também cavaleiro Rouxinol Júnior. No segundo toiro do seu lote, brindou a Roca Rey e foi o único que o fez. Nem os forcados se lembraram disso...
João Telles é outro dos expoentes máximos do toureio a cavalo actual. Toureiro de inspiração e de raça (tal pai, tal filho), bem montado, moralizado, esteve muito bem no seu primeiro toiro (apenas errou a pontaria por duas vezes com o palmito final...) e melhor ainda no quinto da tarde, onde galvanizou tudo e todos com dois ferros de parar corações com o magnífico cavalo "Ilusionista".
Ficam os melhores momentos. Depois, vamos mostrar as fotos dos muitos (imensos, ontem!) Famosos que apanhámos nas bancadas esgotadas da Monumental "Celestino Graça".
Fotos M. Alvarenga
![]() |
Momentos de glória de Moura Jr. nos dois toiros |
Os momentos de glória de João Telles nos dois Graves |