sábado, 21 de setembro de 2024

Montemor e Alcochete: as 6 pegas de ontem em Almeirim

Miguel Alvarenga - Dois grupos de primeira, os Amadores de Montemor (capitaneados por António Cortes Pena Monteiro) e os Amadores de Alcochete (sob o comando de António José Cardoso, que assumiu em Agosto a chefia do grupo, sucedendo a Nuno Santana) foram ontem os dois grupos de forcados que pegaram os seis toiros de Manuel Veiga e Santa Maria na Corrida das Vindimas, segunda e última da triunfal temporada na Arena de Almeirim - com casa cheia.

O destaque ontem foi para o Grupo de Alcochete, que pegou os seus três toiros ao primeiro intento, enquanto que o de Montemor pegou um à primeira, outro à segunda e o terceiro à terceira.

O primeiro toiro era da ganadaria Veiga e foi pegado à primeira tentativa, com decisão, raça e muita técnica, pelo valente José Maria Vacas de Carvalho, muito bem ajudado pelos companheiros. Uma pega brindada, com imenso significado, aos Bombeiros, os Heróis Nacionais de uma semana assolada por incêndios no Norte do país.

João Dinis, dos Amadores de Montemor, saltou à arena para pegar o segundo toiro, o mais reservado dos seis, pertencente à ganadaria Santa Maria. Cite bonito, mandou na investida, fechou-se com toda a perfeição e o grupo esteve a cem por cento a ajudar. Excelente pega, também brindada aos Bombeiros.

Vasco Carolino, de Montemor, fez a terceira pega da noite a outro exemplar da ganadaria de Manuel Veiga, um toiro bravo premiado no final com a volta do ganadeiro à arena. Brindou Carolino a Diogo Campilho (da Lagoalva), em casa de quem se fardaram ontem os Amadores de Montemor. Forcado experiente e bom, Vasco sofreu um derrote alto na primeira tentativa, consumando a pega à segunda, bem ajudado pelos companheiros.

A quarta pega, a outro toiro da ganadaria Santa Maria, foi consumada ao primeiro intento, com poderio e decisão, por Miguel Direito, dos Amadores de Alcochete, que brindou a Henrique Valdemar Prudêncio, da empresa Borrego Leonor & Irmão, patrocinadora da corrida. O grupo voltou a estar muito bem a ajudar.

José Maria Marques, do Grupo de Montemor, pegou o quinto toiro (de Santa Maria) à terceira tentativa, com as ajudas carregadas, depois de dois violento derrotes nas intervenções anteriores. Foi o único que não deu volta à arena. A pega foi brindada a Rodrigo Pietra Torres, antigo forcado do grupo, que assistia à corrida ao lado de Francisco Godinho, o histórico rabejador que se despediu no início do mês na corrida de Montemor.

Pedro Dias, dos Amadores de Alcochete, fechou a corrida com chave de oiro pegando o sexto toiro (de Manuel Veiga) à primeira, aguentando firme um derrote alto. O consagrado forcado brindou ao empresário Rui Bento.

Fique agora com as fotos das sequências das seis pegas.

Fotos M. Alvarenga










José Maria Vacas de Carvalho (Montemor) na primeira pega












Segunda pega por João Dinis (Alcochete)

















Vasco Carolino (Montemor) na terceira pega da noite












Quarta pega consumada por Miguel Direito (Alcochete)
























José Maria Marques (Montemor) pegou o quinto toiro












Última pega por Pedro Dias (Alcochete)