Diz-se tanta coisa, que alguma há-de ser verdade... - como vaticinava em tempos que já lá vão um afamado crítico taurino num seu programa radiofónico.
Francisco Mendonça Mira (foto) esteve todo o fim-de-semana incontactável, depois de sexta-feira ter marcado presença na corrida de Almeirim a acompanhar o cavaleiro João Moura Júnior.
Mas andam no ar muitos rumores que envolvem a sua figura. O primeiro de todos diz respeito ao alegado desaparecimento do site "Tauronews" já no final deste mês - e uma das justificações que por aí correm para o fechar da porta é a de que Mira vai apoderar "uma troika de toureiros" em sociedade com os seus dois parceiros da organização da Gala da Tauromaquia, Nuno Santana (ex-cabo dos Forcados Amadores de Alcochete) e Diogo Toorn (também antigo elemento do mesmo grupo).
Francisco Mira apodera Moura Júnior e no próximo ano, ao que sabemos, vai também assumir a representação (apoderamento) em Portugal do matador venezuelano Jesús Enrique Colombo. Mas diz-se que pode ir (muito) mais além e que a tão badalada "troika de toureiros" pode ser de três cavaleiros (mais dois figurões, para além de Moura).
Um conhecido empresário, por sinal também apoderado de um afamado cavaleiro, terá mesmo abordado Nuno Santana há dias procurando saber se a história era verdadeira ou, apenas e só, mais um rumor igual a tantos que, mal se aproxima a época do defeso, começam a circular pelos agitados mentideros da nossa Festa... Ao que sabemos, Santana não confirmou nem desmentiu, preferindo antes sorrir e remeter-se ao silêncio. Mas que anda qualquer coisa no ar, ai isso anda...
O que o "Farpas" conseguiu saber, junto de fontes extra-Mira, é que o "Tauronews", site fundado e dirigido por Mendonça Mira desde 2017, pode mesmo fechar a porta no final deste mês, mantendo-se apenas presente nas redes sociais Instagram e Facebook, onde tem mais de 80 mil seguidores, mantendo também os Directos semanais, mas acabando como site.
A saída de Margarida Calqueiro, que nos últimos anos era a alma do projecto e no início deste começou a trabalhar com a empresa Toiros com Arte, pode ter sido a primeira machadada que sofreu o "Tauronews" e a primeira gota de água que agora fez transbordar o copo - mas a razão principal para encerrar a actividade será, portuguesmente falando, o facto de Francisco Mendonça Mira ter neste momento "mais que fazer" do que dar atenção ao projecto de comunicação social que abraçou há sete anos, muito antes de sonhar enveredar pela actividade de apoderado de toureiros.
Segundo apurámos - sujeito ainda a confirmação, ou desmentido, por parte do director Mendonça Mira -, o site "Tauronews" deverá continuar o seu trabalho apenas de promoção de espectáculos e artistas, nas redes sociais, como acima referimos, perdendo assim a parte de comunicação no site. Resta saber se continuará a ter as importantes crónicas de Miguel Ortega Cláudio e, pontualmente, de outros apreciados cronistas.
Foto M. Alvarenga