domingo, 23 de fevereiro de 2025

Esta 2ª feira na Igreja da Misericórdia em Vila Franca: Missa de 7º dia pelo Engº João Dotti

A ilustre Família Dotti está de luto pela morte, no passado dia 18, do Engº João Manuel Caminha Dotti, com 90 anos, recordado por Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), como "personalidade de grande destaque da vida empresarial e associativa portuguesa, Homem com um nobre caráter e que durante mais de um quarto de século foi Vice-Presidente de várias entidades associativas, das quais se destaca a Fundação AIP".

Nascido a 11 de Dezembro de 1934, o Eng. João Dotti licenciou-se em engenharia mecânica, em 1959, e iniciou a sua vida profissional na CUF – Companhia União Fabril, em 1960, tendo sido Presidente do Grupo Desportivo da CUF, clube representativo daquela empresa em 1969 e 1970.

Na esfera empresarial teve, também, um longo percurso, onde fez notar sempre com brilho a sua chancela de grande gestor, nomeadamente na Companhia das Lezírias, na ASTEL e na FISIPE, que ajudou a fundar em 1973, entre muitas outras.

Na Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria exerceu variados cargos, sendo sucessivamente Vogal do Conselho Geral, em representação da FISIPE - Fibras Sintéticas de Portugal (triénios 1994-1996 e 1997-1999), Vogal do Conselho Geral, em representação da CUF – Companhia União Fabril, SGPS (triénio 2000-2002), Vice-Presidente da Direcção, em representação da CUF – Companhia União Fabril, SGPS (quadriénio 2003-2006), Vice-Presidente da Direção, em representação da FISIPE - Fibras Sintéticas de Portugal (quadriénio 2007-2010), e Vice-Presidente do Conselho Geral, em representação da FISIPE - Fibras Sintéticas de Portugal (quadriénio 2011-2014) até 21 de Julho de 2015.

O Eng. João Manuel Caminha Dotti foi, também, entre muitos outros importantes cargos que exerceu, Director da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, de 1987 a 1993.

"O seu brilhante percurso no Grupo Fundação AIP, onde desempenhou funções de administração com extraordinária competência, brio e elevado empenho, foi determinante para o sucesso da nossa Instituição, a nível nacional e internacional, permitindo com o seu trabalho de elevado mérito contribuir, igualmente, para o progresso económico das empresas portuguesas, da economia nacional e do nosso País" - recorda Rocha de Matos.

O saudoso Engº João Manuel Caminha Dotti era pai de João Dotti, antigo cabo dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, e também de José Dotti, forcado do mesmo grupo - aos quais endereçamos as nossas mais sentidas condolências, assim como a toda a ilustre Família enlutada.

Esta segunda-feira, 24 de Fevereiro, pelas 18h30, celebra-se a Missa de 7º Dia na Igreja da Misericórdia de Vila Franca.

Que em paz descanse.

Foto D.R.