segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Uma corrida para a História no Domingo de Ramos em Almeirim

Vai acontecer História no Domingo de Ramos, 13 de Abril, na Monumental de Almeirim.

Rui Bento e a Santa Casa da Misericórdia desafiam a aficion a não faltar a uma magnífica corrida mista - cheia de atractivos para que ninguém queira perder uma tarde de muitas emoções. Este não é ainda o cartaz definitivo - que deverá ser divulgado esta semana -, mas já serve para anunciar o fantástico elenco.

Regressa a Portugal a nova figura do toureio espanhol, o matador sevilhano Borja Jiménez, proclamado por tertúlias e instituições taurinas como o grande triunfador do toureio a pé em 2024 no nosso país, depois dos êxitos que obteve em Mourão, na Ilha Terceira e na Nazaré

Máximo triunfador da Feira de Santo Isidro em Madrid nos dois últimos anos, figura de proa nas principais feiras deste ano do outro lado da fronteira, Borja Jiménez regressa a Portugal para actuar ao lado de Diogo Peseiro, o novo matador de toiros nacional que se apresenta na sua terra, Almeirim, depois da alternativa - havendo que destacar o bonito gesto da empresa (associação de antigos forcados e aficionados locais) da praça do Cartaxo, para onde estava anunciado a 1 de Maio e em cujo cartel se mantém, que não se opôs a que a apresentação de Peseiro como matador ocorresse quase um mês antes em Almeirim.

A cavalo, actuam dois cavaleiros de duas gerações da lendária Família Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles, na lide de três toiros, um cada e outro, pela primeira vez, a duo, juntando-se numa colaboração inédita, proporcionando um espectáculo de elevado nível artístico e tradição tauromáquica nesta tão aguardada corrida de Domingo de Ramos.

Pegam os Forcados Amadores do Aposento da Moita, no ano da celebração dos seus 50 anos de existência, sendo esta a última vez que Leonardo Mathias actua em Almeirim a comandar o grupo - despede-se na corrida de Maio na Moita, passando o testemunho a Luis Canto Moniz. Curiosamente, foi precisamente nesta mesma Monumental de Almeirim que Leonardo Mathias se apresentou pela primeira vez como cabo do Aposento da Moita.

Lidam-se sete toiros da prestigiada ganadaria Santa Maria.

Bilhetes brevemente disponíveis.

Que ninguém perca este momento único na História da Tauromaquia!