Jaime Amante - Foi inaugurado, ontem domingo, o monumento em tributo a António José de Oliveira, o primeiro toureiro e o primeiro novilheiro de Samora Correia.
Novilheiro e figura da terra, actuou a favor de muitas causas socais, fundando mesmo uma cantina em prol das crianças de Samora Correia que passavam dificuldades.
A partir da década de 1940 dois nomes samorenses marcaram presença nas praças do nosso país, a cavaleira Maria Mil-Homens e o espada António José Oliveira.
Este último ganha, tarde após tarde, êxitos relevantes na época, o principal no Campo Pequeno, onde se apresenta a 21 de Março de 1948.
Na Monumental lisboeta conquistou o troféu "Capote de Honra" que ofereceu a Nossa Senhora de Oliveira, a padroeira de Samora Correia.
Da autoria de António Charneca, a estátua, que foi edificada por iniciativa de um grupo de cidadãos e aficionados de Samora Correia está situada no Largo do Arneiro. Maurício Vale foi o orador no acto de inauguração, recordando a trajectória do toureiro homenageado (fotos de baixo).
Fotos Joaquim Correia/D.R.