Até à hora de fecho desta edição, a empresa de Vila Franca não anunciara ainda a sua opção para a substituição do matador David de Miranda, impossibilitado de tourear esta tarde na "Palha Blanco" por ter sofrido ontem uma lesão lombar devido a uma violenta voltareta em Las Rozas (Madrid).
O apoderado Maurício Vale disponibilizou ontem o seu matador Diogo Peseiro (foto) para fazer a substituição e, em simultâneo, a sua estreia na emblemática praça "Palha Blanco" depois de se ter tornado o novo matador de toiros português, repetindo desta feita o triunfal mano-a-mano de Agosto em Abiul, onde actuou com Tomás Bastos - mas, até ao momento, a empresa ainda não definiu quem virá esta tarde substituir David de Miranda.
A praça, segundo apurámos, está praticamente esgotada. Lidam-se toiros de Murteira Grave e a cavalo actuam Francisco Palha e Tristão Ribeiro Telles (que ontem alcançou mais um notável triunfo em Beja) e pegam os Amadores de Vila Franca.
O regresso de Tomás Bastos à sua "Palha Blanco", depois dos muitos triunfos em Espanha (ainda ontem cortou uma orelha em Zaragoza) é a grande expectativa para esta tarde em Vila Franca.
Também em Zafra, onde esta tarde se lidam toiros de Calejo Pires, o empresário Joaquín Domínguez não anunciou ainda quem irá tourear no lugar de Emílio de Justo, depois de este ter suspenso a temporada em consequência das lesões em quatro costelas sofridas por colhida na sexta-feira em Madrid. Certas estão as presenças de Morante de la Puebla (que também ontem sofreu aparatosa colhida em Úbeda, mas felizmente sem consequências que impeçam a sua presença em Zafra) e de Juan Ortega.
Entretanto, a Flotilha "Farpas" ruma a Zafra - voltamos aqui mais logo à noite.
Foto D.R.