sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Moura Caetano celebra em 2026 o 20º aniversário da sua alternativa

Um dos pontos altos da próxima temporada será a comemoração dos 20 anos de alternativa do cavaleiro João Moura Caetano, que acaba de ser distinguido na Gala da Tauromaquia com o prémio do público como triunfador desta temporada - em que, pelo terceiro ano consecutivo, voltou a liderar o escalafón (ranking) do toureio nacional.

A celebração da efeméride ocorre depois de também este ano seu pai, o Maestro Paulo Caetano (ambos na foto de cima), ter comemorado 45 anos de alternativa, marcando a temporada com uma lição de cátedra na corrida de abertura da época do Campo Pequeno, depois de um mês antes ter também obtido um triunfo memorável num festival em Vila Viçosa, onde uma vez mais ensinou aos mais novos como se toureia e se lida a cavalo.

João Moura Caetano foi o primeiro cavaleiro a tomar a alternativa na praça do Campo Pequeno depois da reabertura da mesma, o que aconteceu na noite de 8 de Junho de 2006, apadrinhado por seu pai.

Joao Moura Caetano recebeu do seu pai, Paulo Caetano, as primeiras lições de montar a cavalo, e, com apenas nove anos de idade, estreou-se em público na praça de toiros de Monforte, na tarde de 13 de Agosto de 1992. Apresentou-se em Espanha, na cidade raiana de Valverde del Fresno, em 15 de Agosto de 2000. Na Feira de Abril, debutou na Real Maestranza de Sevilha em 17 de Abril de 2004, numa tarde de lotação esgotada, em que a sua actuação valeu uma orelha do toiro de Fermín Bohórquez que lidou. Em 2005 e 2007 abriu a temporada nas Fallas de Valência

No ano de 2006, em que a 8 de Junho tomou a alternativa no Campo Pequeno, no espaço de três dias toureou nas duas principais praças do toureio da Península Ibérica, pois a seguir a Lisboa actuou em Las Ventas, Madrid, a 10 de junho, para a confirmação da alternativa, sendo padrinho Fermín Bohórquez, perante toiros de Sanchez Cobaleda

A equipa de Moura Caetano está a delinear uma temporada marcada por diversos acontecimentos para comemorar o 20º aniversário da alternativa.

Fotos D.R. e M. Alvarenga