sexta-feira, 18 de julho de 2025

Maestro Paulo Caetano homenageado hoje na Ilha Terceira

Depois de há precisamente uma semana ter dado no Campo Pequeno mais uma inolvidável lição de bom toureio a cavalo, recheada de emoção, apurada técnica, bom gosto e temple, o Maestro Paulo Caetano vai hoje ser homenageado na corrida da Ilha Terceira pelo União Tauromáquica do Ramo Grande pelos seus 45 anos de alternativa.

Paulo Caetano tomou a sua alternativa numa recordada Corrida TV na Monumental de Santarém (esgotada até às bandeiras) na tarde de 15 de Junho de 1980, frente a toiros da emblemática ganadaria Palha. Foi seu padrinho o eterno D. José João Zoio e testemunharam o acto Manuel Jorge de Oliveira e os forcados de Santarém e Montemor.

Francisco Sá Carneiro, então primeiro-ministro de Portugal - morreria meses depois, a 4 de Dezembro desse ano, no atentado de Camarate - assistiu à corrida e ao intervalo desceu à arena da "Celestino Graça" para saudar os artistas (foto de baixo). Foi a primeira vez que um primeiro-ministro o fez. Em baixo, o momento desse histórico acontecimento, fotografado pelo saudoso Luis Azevedo (Estúdio Z), infelizmente falecido na última semana com 79 anos.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Luis Azevedo/Estúdio Z/Arquivo