sábado, 12 de julho de 2025

Inesperado: Marcos Bastinhas suspende a temporada para "pensar" e "se reencontrar"

Depois de, ao que nos contaram, ter protagonizado ontem um cena polémica e de "provocação" ao director de corrida Ricardo Dias (que não terá estado bem ao recusar-lhe a música) na tourada que abriu a mini-temporada do Campo Pequeno, possa ou não ter a ver com o impacto que isso terá (ou não) causado entre a aficion, o cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas acaba de publicar este comunicado nas redes sociais anunciando que decidiu suspender a temporada "para pensar, para me reencontrar e para perceber onde estou e qual o caminho a seguir a partir daqui". Uma decisão surpreendente e completamente inesperada - que se lamenta. Por ser um toureiro diferente, o mais diferente de todos os "sempre iguais", Bastinhas vai fazer falta à temporada. Fica a consolação e a esperança, como ele próprio informa, de que não se trata de uma despedida. Ainda bem. "É apenas uma pausa", esclarece. Que seja rápida. E que volte depressa.

"Por motivos pessoais, decidi suspender a minha temporada taurina. Foi uma decisão difícil, mas necessária.

"Em 25 anos de carreira, nunca senti a necessidade de parar. Nem nos momentos mais duros, nem nas fases mais exigentes da vida e da profissão. Sempre encontrei forças para continuar, para vestir a casaca e entrar em praça com a dignidade e entrega que o público merece.


"Hoje, no entanto, preciso parar. Parar para pensar, para me reencontrar, para perceber onde estou e qual o caminho a seguir a partir daqui.


"Quero agradecer profundamente a todos os que me seguem, aos que me acompanham há tantos anos e aos que, mesmo em silêncio, me dão força. Saibam que muitas vezes fui a uma praça apenas por vocês — por respeito, por gratidão, por amor ao que nos une.


"Ao longo destes anos, nunca virei a cara à luta. Os meus dias sempre foram de muito trabalho, com hora para começar, mas nunca com hora para terminar. Sempre com o objectivo de que, no momento em que pisasse a arena, tudo estivesse perfeito — porque o público merece isso, sempre.


"Esta não é uma despedida. É apenas uma pausa.


"Com verdade, respeito e emoção",


Marcos Tenório Bastinhas


Foto M. Alvarenga/Arquivo