Triste notícia: morreu Luis Azevedo, o repórter fotográfico que assinava as imagens com a chancela do seu Estúdio Z e que era um dos últimos sobreviventes desse grupo de fotógrafos taurinos que fizeram e mostraram a história da tauromaquia nos últimos cinquenta anos.
Devem ser poucos - ou nenhuns - os que não têm em casa uma foto do Luis Azevedo/Estúdio Z, uma das figuras íconicas da tauromaquia de Vila Franca de Xira.
Este ano, integrada na 34ª Semana da Cultura Tauromáquica, realizou-se em Vila Franca aquela que foi a última exposição de fotografia taurina de Luis Azevedo. Intitulou-se "Pilares de Vila Franca: assim se fez história" e esteve patente ao público no Clube Vilafranquense, com muitas fotografias que retratavam os grandes momentos vividos nos últimos 60 anos na praça "Palha Blanco".
Além da fotografia, o Luis tinha outra paixão: a música. Nos anos 60 teve mesmo um conjunto musical, que animava festas e que actuou em vários palcos. Na foto de baixo, é o segundo a contar da direita para a esquerda, com a guitarra.
Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, que deverão ter lugar em Vila Franca no início da próxima semana.
A toda a Família enlutada, em particular a sua filha Sandra, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos D.R.