segunda-feira, 10 de maio de 2010

"Joselillo" sofre primeira cornada da Isidrada



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O matador de toiros José Miguel Pérez Provencio "Joselillo" sofreu ontem na Monumental de las Ventas (Madrid) a primeira cornada da Feira de Santo Isidro, na quarta corrida do certame que se prolongará durante um mês.
O toureiro, segundo o relatório clínico do Dr. Máximo García Padrós, foi ferido pela aste do toiro no "tércio superior cara interna de músculo direito, com trajectória para dentro e atrás de 20 centímetros, que causa destroços nos músculos adutores e contorna o fémur, chegando à cara posterior, com contusão do nervo ciático". "Joselillo sofreu ainda contusão no ombro direito, pendente de estudo radiológico, além de contusões múltiplas. Cornada de prognóstico grave.
O matador de toiros foi operado na enfermaria da praça e transferido para a Clínica La Fraternidad, em Madrid.
Lidaram-se cinco toiros perigosos de Dolores Aguirre (de cuja ganadaria se anuncia um exemplar para o concurso do próximo domingo em Évora) e um de Fernando Peña, na generalidade mansos, sendo o quarto nobre e aplaudido no arraste.
Os três matadores jogaram a pele e o seu heróico labor foi reconhecido pelo público, que a todo o momento esperava a tragédia. "Rafaelillo" deu volta com petição de orelha no seu primeiro toiro e cortou a única orelha da tarde no segundo. Fernando Cruz nada pôde fazer a não ser arrimar-se e acabou silenciado nos dois toiros. "Joselillo" foi silenciado no primeiro, após um aviso e não chegou a matar o segundo por ter sido colhido. O bandarilheiro Carlos Hombrados, da quadrilha de Fernando Cruz, foi ovacionado de montera em mão após cravar um espectacular par de bandarilhas a sesgo. Ovações também para o picador Tito, da quadrilha de "Joselillo".

Foto Ricardo Relvas