Miguel Alvarenga - Bom dia a todos! Acabo de chegar de Évora (está mais bonita ainda a cidade-museu) de Vespa, viagem óptima! A expectativa é enorme para a minha "reaparição" esta noite numa praça de toiros - a do Campo Pequeno, ainda por cima! - após três meses de ausência (forçada) dos taudródromos nacionais.
Levo comigo alguns amigos de reclusão na casa do "Big Brother" do Linhó. O grande Germano (cabo-verdiano, um dos tipos mais porreiros lá da "cana", conhecido como o "Rambo do Cacém") está entusiasmadíssimo. Nunca foi a uma corrida ao vivo. Esta manhã já me telefonou algumas quatro ou cinco vezes, para que tudo fique bem combinadinho. Vamos jantar ao meu querido amigo Luis Suspiro. Já avisei o Germano (dois metros de altura, um "armáriozinho" de meter respeito) de que não se bate em ninguém, de que não se faz estrago nenhum. Estejam tranquilos, não precisam reforçar a segurança na praça. Vamos tranquilamente ver a tourada. "O senhor é que sabe, o senhor manda!", diz ele.
O meu bem-haja ao Diogo Passanha (primo do Diogo ganadeiro) pela disponibilidade em convidar um dos "encanados" para o seu camarote. Obrigado ao Juan Andrés e ao Pablo Hermoso de Mendoza, que se prontificaram a convidar quatro dos meus amigos e ainda a Rita (e eu, claro, não vou ficar à porta...). Obrigado ao Joaquim Bastinhas e ao seu apoderado António Morgado, a quem "cravámos" mais dois bilhetes.
A expectativa para a corrida é imensa. O cartel é fantástico. os meus companheiros adoram o Bastinhas (de ver na televisão), têm uma admiração desenfreada pela valentia dos forcados, estão doidos para ver seis pegas ("e logo seis!", dizia um deles), não conhecem o Pablo e muito menos o Tiago Carreiras. Expliquei-lhes detalhadamente quem são e ao que vêm, fiz-lhes ver o que é uma alternativa, estão contentíssimos por irem ao Campo Pequeno - e eu por os poder levar. O Germano nem trás o carro... não vá depois ser apanhado outra vez a conduzir com os copos... A noite promete e a corrida muito mais. O Campo Pequeno vai encher. O triunfo de Pablo Hermoso e dos toiros de Fermín Bohórquez ontem em Jerez ainda nos abriu mais o apetite para os ver logo à noite.
O Campo Pequeno já divulgou esta manhã os pesos dos toiros. Em bom! Eu estava para revelar aqui o peso de cada um dos meus companheiros... mas não quero assustar ninguém!
Até loguinho e boa corrida para todos! Força, Bastinhas; força, Pablo; a maior sorte do mundo para ti, Tiago Carreiras, nesta noite tão importante de doutoramento. Que Deus te acompanhe sempre! Sorte para a forcadagem da minha terra adoptiva (Évora) e de Vila Franca. Têm vários "encanados" do Linhó a torcer por vós, esta noite nas bancadas da mais bonita praça de toiros do mundo!