segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Festa de luto: morreu Lourenço Mourato


A notícia era, infelizmente, esperada. Mas custa. Lourenço Mourato, de 58 anos, acaba de falecer no Hospital de Portalegre, onde estava internado desde Novembro, vítima de doença prolongada. No mesmo piso onde permaneceu os seus últimos dias de vida, está também internada sua Mulher, vítima da mesma doença.
Antigo forcado do Grupo de Portalegre, proprietário de um afamado restaurante na cidade, Lourenço Mourato era, há cerca de 17 anos, editor e apresentador do programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre - os últimos 13 em conjunto com Hugo Teixeira, que há momentos comentou, ainda em estado de choque, a morte do companheiro e amigo: "É uma grande perda para a tauromaquia na região e no país. Visitei-o pela última vez no hospital na passada quarta-feira e vim impressionado e com a certeza de que já não o teríamos connosco durante muito mais tempo, infelizmente".
Lourenço Mourato foi um crítico taurino sério e imparcial, célebre pelos seus "bombásticos" comentários ao que se ia passando nas arenas e nos bastidores da Festa. Incisivo e frontal, não guardava para si o que sentia e o que tinha a dizer. Era impulsivo, espontâneo e muitas vezes polémico. Mas não era homem de se calar. No programa - suspenso há cerca de um mês, desde que ele piorou -, por norma, Hugo noticiava e Lourenço comentava. Com graça, com ironia e com um estilo muito próprio, que mantinha os ouvintes "agarrados" à emissão, sempre à espera de o ouvir dizer as verdades incómodas.
O mesmo acontecia nos célebres jantares de entrega de troféus do programa, onde não poupava críticas públicas àqueles que faltavam e tinham sido premiados. O último jantar, realizado em Fevereiro deste ano, ficou marcado por inúmeras ausências de toureiros homenageados. Mourato decretou que seria o último, por isso mesmo. Mas não contava que a vida lhe fugisse assim, tão de repente, em tão pouco tempo.
Não são conhecidos ainda pormenores relativos às cerimónias fúnebres, que deverão decorrer em Portalegre.
Lourenço Mourato tinha um único filho, Luis, também ex-forcado e conceituado repórter fotográfico - a quem abraçamos nesta hora de dor.

Foto Emílio