quarta-feira, 23 de abril de 2014

Espanha: falta de documentação impede debute de Botero no sábado



Atrasos na obtenção de toda a documentação que lhe permita tourear em Espanha impossibilitam o jovem rejoneador colombiano Jacobo Botero Nieto (foto) de fazer no próximo sábado, como estava anunciado, o seu debute no país vizinho, no festival taurino que se realiza em San Martín de la Vega (Madrid) e onde, como noticiámos esta manhã, será substituído por Álvaro San Emeterio.
Todo o processo de legalização de Botero como rejoneador em Espanha está a ser tratado pelo bandarilheiro português Paco Duarte junto da delegação de Toledo do Ministério do Interior, como o próprio nos confirmou esta manhã, "mas só deverá estar disponibilizada no final do mês, o que impede o Jacobo de tourear, como estava anunciado, no próximo sábado".
Entretanto e segundo apurámos, também as autoridades portuguesas estão a colocar alguns entraves à anunciada "alternativa" de Jacobo Botero na segunda corrida da temporada no Campo Pequeno, dia 5 de Junho, não apenas porque não está contemplada em Portugal a alternativa de rejoneador (nem sequer o está oficialmente em Espanha... embora muitos a tomem simbolicamente), mas também porque, mesmo que recebesse a alternativa à portuguesa, Botero ainda nem sequer se apresentou a fazer a prova de cavaleiro praticante...
O que pode então acontecer? - procurámos saber. E a resposta é esta: Jacobo Botero pode ter que tourear numa corrida de rejoneio em Espanha antes de dia 5 de Junho e tomar então, simbolicamente, a alternativa de rejoneador, vindo depois ao Campo Pequeno apenas e só confirmá-la, como o fizeram já outros rejoneadores, casos, por exemplo, de Sérgio Domínguez, de Sérgio Vegas e de Manuel Manzanares.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com