domingo, 27 de abril de 2014

Pânico esta tarde em tourada em Samora: criança cai das bancadas

A criança caíu de uma quarta bancada
O intervalo entre as bancadas, por onde a criança caíu
Momentos de pânico... quando se pensou que a algazarra dizia respeito à fuga
de um toiro que andaria debaixo das bancadas...
Pânico na bancada e na arena o cavaleiro Marcelo Mendes chamando os Bombeiros,
que se encontrava do lado oposto e tardaram a entender que era necessário
intervirem...
Do outro lado da praça, a confusão instalou-se...


Uma criança de apenas 4 anos (que cumpria precisamente hoje o seu 4º aniversário) caíu esta tarde da altura de uma quarta fila das bancadas da praça portátil onde se realizava um festival taurino em Samora Correia.
Felizmente, o miúdo nada sofreu, levantou-se pouco depois pelo seu próprio pé, foi socorrido (não de imediato) pelos Bombeiros presentes na praça (que tardaram a entender as pessoas que do outro lado da praça os chamavam, incluindo o toureiro Marcelo Mendes, que estava montado e prestes a iniciar a lide e foi quem atravessou a praça para chamar os socorristas) e depois transportado ao hospital, onde não lhe foi detectada nenhuma lesão.
O incidente ocorreu quando o cavaleiro Marcelo Mendes se encontrava na arena para lidar o quarto toiro da tarde, que ainda não saira à praça. O director de corrida Rogério Jóia parou de imediato o espectáculo e só ordenou que este prosseguisse depois de acudida a criança e depois de se certificar de que a mesma não corria risco e estava plenamente consciente.
Já no final do espectáculo, um porta-voz da empresa "Tauroleve" (co-promotora do festival desta tarde em Samora) anunciou ao microfone que a criança estava bem e solicitou à Comunicação Social "alguma calma" por forma a "não prejudicar a Festa".
Entende-se a preocupação empresarial. Contudo, o acidente é notícia. E em nada prejudica o espectáculo tauromáquico. Aconteceu durante um festejo taurino, como podia ter acontecido num qualquer outro tipo de espectáculo. Provavelmente irrequieta, a criança ter-se-à escapado pelo intervalo que separa as filas da bancada e caído desamparada no solo, numa altura ainda considerável, como se pode ver na foto de cima, provavelmente, também, num momento de distracção dos pais, que a acompanhavam. Podia ter sido fatal - isso podia. Mas, graças a Deus, nada de pior ocorreu.
Mais grave, mesmo, foi o cenário de pânico que a seguir se viveu na praça, com o público a debandar das bancadas em desenfreada correria e os (muitos) turistas que se encontravam na trincheira e saltar para a arena... depois de inicialmente se ter espalhado a confusão havendo quem dissesse que tinha sido um toiro que escapara e andava por baixo das bancadas...
Enfim, um susto que depois amainou. O espectáculo prosseguiu em bom ritmo e com os ânimos completamente serenados. Mas o facto da tarde foi mesmo este.

Fotos M. Alvarenga