terça-feira, 22 de abril de 2014

Polícia considera "quase impossível" recuperar a estátua

Hélder Antoño tinha 21 anos quando em Março de 1988 morreu na arena
de Alcochete. Estreara-se seis anos antes nos Amadores de Alcochete na praça
da Moita. Cinco anos após a sua morte, foi inaugurada frente à praça de Alcochete
a estátua de Soares Branco que imortalizava a sua memória e era local de culto
ao Forcado Amador - roubada esta noite!

A estátua do forcado Hélder Antoño, roubada esta noite em Alcochete, é da autoria do escultor Soares Branco e foi inaugurada a 27 de Março de 1993, precisamente no dia em que se perfaziam cinco anos sobre a trágica morte do desditoso forcado na arena da praça de toiros de Alcochete, quando efectuava uma pega a um toiro da ganadaria de Dª Maria Ana Passanha, de nome "Farrusco", com o peso de 585 quilos (aconteceu em 27 de Março de  1988).
De bronze e com mármore de Estremoz no arranjo envolvente, a estátua perpectuava e imortalizava a memória de Hélder Antoño mesmo diante da fachada da praça de toiros de Alcochete e ficou a dever-se ao Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, responsável por esta homenagem.
As autoridades estão a investigar o roubo. Em Alcochete e nomeadamente entre os forcados e antigos forcados do grupo, o ambiente é de revolta e consternação. A única pista deixada pelos gatunos foi a marca dos pneus (de camion) ainda visíveis no local. Presume-se que tenha sido levada por um gang bem organizado e que se dedica ao roubo de cobre e bronze. "Certamente para fundir, dificilmente se recuperará a estátua", afirma fonte policial.

Foto D.R.