segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Francisco Cortes com quadra "top" para festejar 20 anos de alternativa

Momentos da lide e da exibição da sua brilhante quadra de cavalos, de Francisco
Cortes, no sábado, na Herdade das Barbas, diante de uma excelente vaca da
ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura


Miguel Alvarenga - Francisco Maldonado Cortes, como tive ocasião de o afirmar quando, a seu convite, usei da palavra no final do treino em que exibiu as suas montadas "top", sábado na Herdade das Barbas (Estremoz) reúne todas as condições (que escasseiam a alguns...) para merecer integrar nas primeiras praças os maiores cattéis e competir com os consagrados. Infelizmente, nos últimos anos, isso não tem sucedido e as grandes empresas parecem tê-lo esquecido. Mas não foi para dar uma imagem de "coitadinho" que o valoroso cavaleiro, filho do Maestro José Maldonado Cortes e sobrinho do também cavaleiro de alternativa Afonso M. Cortes, reuniu no último sábado na sua herdade, o seu refúgio e o seu local de trabalho, um bom punhado de amigos, alguns repórteres e (lamente-se tão poucos terem respondido à chamada), duas empresas, a "Derechazo" e a "Auroque Tauromaquia".
Nada disso. Dos fracos nunca rezou a História e Kiko Cortes, como é conhecido entre os amigos, é um Homem e um Toureiro com a força necessária - e que se impõe -, a raça e a determinação para não desistir (nunca!) e ir em frente, consciente de que o seu valos e o seu toureio desenvolto ainda podem ter uma palavra dizer numa época em que a afición está cada vez mais farta de ver cartéis "mais do mesmo" e, sobretudo, num ano em que comemora o 20º aniversário daquele dia em que seu Pai lhe concedeu a alternativa em Santarém na Corrida "Despertar" da Rádio Renascença, com a Monumental esgotada.
Por mais estranho que pareça (já lá vai o tempo em que os toureiros eram contratados sempre que triunfavam), Francisco Cortes tem apenas um contrato assegurado para 2015: toureia na tradicional corrida das festas de Agosto na Terrugem (Elvas), promovida pela nova empresa "Derechazo" de Arnaldo Santos e Ricardo Levesinho.
O apoderado Fernando Canto lamentou a "falta de vontade" da Câmara de Estremoz (proprietária da praça da cidade) em contratar o cavaleiro (que ainda não actuou na praça da sua terra desde que a mesma foi reinaugurada, há dois anos), mas fez votos de que essa "contenda" Cortes/Câmara se ultrapasse e que o toureiro possa esta temporada festejar os seus 20 anos de carreira profissional nessa arena. Em última análise, "se isso for impossível", que a corrida de comemoração da efeméride, disse Canto, ocorra "numa praça mais próxima possível de Estremoz, por forma a que o público da cidade possa estar ao lado do toureiro da terra nesta data tão significativa". Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos deste caso e esperar que o barco chegue a bom porto e o presidente da autarquia faça finalmente justiça ao valor de um toureiro e de uma Dinastia que levou aos quatro cantos do mundo o nome de Estremoz - e o dignificou, no caso do Maestro José Cortes, em todas as praças do mundo.
"Espero fazer uma boa temporada e tourear algumas corridas importantes neste ano em que festejo os vinte anos da minha alternativa", afirmou Francisco Cortes, não deixando passar esta ocasião para agradecer a muitos dos que têm sempre estado a seu lado, começando por seu Pai, sua Mulher e filhos, pelo seu apoderado e por outros mais, nomeando o "Farpas" e Miguel Alvarenga, "que sempre me tem apoiado", bem como a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, presidida por Marco Pernas.
O cavaleiro deixou patente, durante a exibição no tentadero, o excelente momento da sua extraordinária quadra de cavalos, composta pelo "Fellini" (ferro António Paim), "Biorn" (ferro Pedro Passanha), "Hemingway" (ferro Mikaela Kleba), "Dali" (ferro António Paim) e "Faraó" (ferro Maldonado Cortes), cinco cavalos capazes de fazer frente a qualquer grande compromisso.
Francisco Cortes lidou uma excelente vaca oferecida pelo ganadero Armando João Moura e foi coadjuvado pelos bandarilheiros José Alegrias e Domingos Prates.
O vice-presidente da autarquia de Estremoz, Luis Mariano, marcou significativa presença na festa, na qual estiveram presentes, entre outros, os cavaleiros José Luis Cochicho e Francisco Zenkl, o cabo dos Forcados de Portalegre, Francisco Paralta, o ganadero Armando João Moura, os antigos forcados Francisco Araújo "Fazé", Francisco Lagarto e João "Gambiarra", a equipa "Farpas" e também Fernando Marques (site "planeta dos toiros") e repórteres de sites locais, bem como uma equipa de reportagem do magazine "Sol e Toiros TV" de Carlos Papafina. Lamentavelmente e apesar de convidadas muitas mais, só duas empresas marcaram presença neste evento, a "Derechazo" e a "Auroque Tauromaquia" (José do Carmo Reis).
Seguiu-se ao treino um animado e muito bem servido lanche com o toque de classe de Nídia Cortes. Lá está, por detrás de um grande Homem, está sempre uma grande Mulher.
Em suma, uma agradável tarde de toiros - e a mensagem de um Toureiro que pode e merece estar nos grandes palcos da Tauromaquia Nacional. Acordem, senhores empresários!

Fotos Maria João Mil-Homens