sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

João Cortesão a propósito da "intervenção" de Pedrito no Campo Pequeno



Pela sua pertinência e pelo interesse jornalístico que acarreta, reproduzimos, com a devida vénia, o texto dado à estampa por João Cortesão (à direita, na foto ao lado, com Manuel Lamas, José Zúquete e Ana de Alvarenga) no blog "sortes de gaiola", a propósito da despropositada intervenção do toureiro Pedrito de Portugal (foto de cima), anteontem, no Campo Pequeno, durante a apresentação dos primeiros grandes cartéis da temporada:


Segundo o nosso representante ali presente, a apresentação dos cartéis decorreu com a pompa e circunstância relativa à categoria dos mesmos.
Foi explicado que os cavaleiros Vitor Ribeiro, Jacobo Botero, João Maria Branco e João Salgueiro da Costa não tomam parte nesta primeira fase da temporada, por desacordo quanto a condições contractuais, o que é natural e acontece em todas as praças de toiros do mundo (vidé o caso recente de Morante em Sevilha).
Houve no entanto outra situação, que deixou perplexos todos os presentes.
O matador Pedrito de Portugal contestou o facto de não ter sido contratado, numa atitude bizarra que nunca ninguém tinha visto, ainda por cima dizendo que no Campo Pequeno não alterna com portugueses.
Todos conhecem o valor que teve este toureiro, mas também todos sabem que não é fácil a relação deste com as empresas e não só. Lembram-se de quando ele se atravessou na frente do matador Gallo, quando este dava a volta à arena, a pedir para tourear o sobrero? Lembram-se da história dos picadores anunciados, sabendo que a lei não o permitia? Lembram-se da confusão que gerava as trocas de toiros por si impostas ? Tudo isto é reflexo de uma certa maneira de estar que em nada ajudou a sua imagem.
Ir ali, naquele dia e naquela circunstância reivindicar um lugar, não é lógico, faz lembrar aqueles que vão pedir emprego à porta dum putativo empregador.
Quanto ao amigo do matador, director da maior casa de espectáculos do país, que se manifestou do mesmo modo, pergunto: será que gostaria de ser confrontado com uma situação destas quando apresenta os seus espectáculos?
Para terminar, lembro que toureio é arte, e não me lembro de um pintor, um músico, um escritor ou um actor, reivindicar desta maneira um lugar a que julga ter direito.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga