domingo, 22 de janeiro de 2017

Bogotá: praça esgotada, Roca Rey em ombros e selvática manifestação anti-taurina

Plaza Santamaria de Bogotá esgotou a lotação hoje na corrida que marcou o
regresso dos toiros à capital colombiana, após 5 anos de proibição
Roca Rey saíu em ombros no regresso dos toiros a Bogotá
Vários aficionados recolheram ao hospital, vítimas de agressões de anti-taurinos


Centenas de anti-taurinos manifestaram-se hoje, domingo, diante da praça de toiros de Bogotá, na Colômbia, onde se voltaram a realizar corridas de toiros após cinco anos de proibição política. Os manifestantes (foto ao lado) arremessaram objectos e pedras aos aficionados que estavam a entrar na praça (que registou lotação esgotada) e causaram alguns feridos (foto de cima) que tiveram que ser transportados ao hospital.
A primeira corrida da chamada Feira da Liberdade em Bogotá teve hoje como grande triunfador o matador peruano Andrés Roca Rey, que confirmava a alternativa. Deu volta ao ruedo após petição de orelha no seu primeiro toiro e cortou as duas orelhas ao segundo, saindo em ombros.
Julián López "El Juli" foi silenciado no primeiro toiro e deu volta à arena no segundo; Luis Bolívar cortou uma orelha ao seu primeiro e foi silenciado no segundo. Os toiros pertenciam à ganadaria Ernesto Gutiérrez e o primeiro a ser lidado em Bogotá, depois da probição das corridas ao longo de cinco anos, chamou-se precisamente "Libertador", nº 6, com 471 quilos e com ele Roca Rey confirmou a alternativa.

Fotos aplausos.es e cultoro.com