quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Maio em Mazatlán (México): corrida de homenagem a Eduardo Funtanet no 20º aniversário da sua colhida mortal



Vai-se realizar na praça de toiros da cidade mexicana de Mazatlán (foto ao lado) no próximo mês de Maio uma grande corrida de homenagem póstuma ao malogrado cavaleiro Eduardo Funtanet (foto de cima) por ocasião do 20º aniversário da sua colhida mortal ocorrida na Monumental Plaza México - na mesma arena onde em 24 de Março de 1985 foi o primeiro cavaleiro mexicano a receber a alternativa, das mãos de seu mestre, o saudoso cavaleiro português Pedro Louceiro.
Eduardo Funtanet tinha 31 anos, era casado e pai de três filhos (o último dos quais nascido duas semanas antes da sua morte). Iniciara-se na arte do toureio a cavalo com apenas 15 anos de idade, como muitos outros, incentivado e ajudado pelo cavaleiro Pedro Louceiro, que há vários anos se radicara no México, país onde foi responsável pelo grande incremento e evolução do toureio a cavalo.
Nascido na cidade do México em 20 de Dezembro de 1966, Eduardo Funtanet participava a 16 de Março de 1997 na 21ª corrida da temporada capitalina quando foi violentamente colhido pelo toiro "Recuerdo", da ganadaria Cerro Viejo, quando cravava um primeiro ferro comprido (rojão de castigo) montado no cavalo "Carbonero". O cavaleiro sofreu graves lesões cerebrais provocadas pela queda e entrou em coma profundo, acabando por falecer no hospital dois dias depois, a 18 de Março - quando se cumprem vinte anos sobre a tragédia, será lembrado em Maio na praça de Mazatlán, que foi posteriormente baptizada como Monumental "Eduardo Funtanet".
Nesta corrida não está excluída a participação de um cavaleiro português.

Fotos D.R.