segunda-feira, 28 de maio de 2018

Coruche vibrou com mano-a-mano Palha/Rouxinol Jr.

Francisco Palha, o Senhor de sempre: apeou-se do cavalo para brindar ao
famoso forcado coruchense "Peitaça", que no ano passado se despediu das
arenas pegando um toiro que fora lidado por si
Francisco Palha está num momento de grande nível artístico e ontem confirmou
em Coruche, uma vez mais, a sua chegada à primeira fila!
Momentos das actuações de Luis Rouxinol Júnior, que reafirmou a sua garra
e a sua ascenção 
Pegaram pelos Amadores de Lisboa os forcados Carlos Galamba Jr. (que se
despediu), Duarte Mira e João Galamba
As três pegas dos Amadores de Coruche foram executadas pelo cabo José
Macedo Tomás
, Fábio Casinhas e João Ferreira


Grande ambiente (mais de meia casa preenchida) e agradável tarde de toiros ontem em Coruche, numa corrida que punha em confronto, mano-a-mano, os cavaleiros Francisco Palha e Luis Rouxinol Jr. e os grupos de forcados de Lisboa e de Coruche, com toiros duros e sérios da centenária ganadaria Palha.
A foto ao lado traduz o sucesso da jornada, que terminou com os dois cavaleiros e os cabos dos dois grupos de forcados em praça a agradecer as ovações do público. Também o maioral da ganadaria foi premiado com uma volta à arena.
Houve ferros de arrepiar nas três lides de Francisco Palha, que confirmou ontem a temporada "bem embalada" que vem realizando, consagrando-se de tarde para tarde como um dos mais sólidos valores da nova vaga de cavaleiros.
Rouxinol Júnior, menos bafejado com o lote, chegou ao público e galvanizou com o seu toureio de verdade e emoção, reafirmando também que é, na verdade, um caso no toureio actual.
João Galamba Júnior, que se despediu com uma rija pega à quarta tentativa, Duarte Mira (à segunda) e João Varanda (à primeira) foram os caras de serviço pelos Amadores de Lisboa. Pelos Amadores de Coruche pegaram o cabo João Macedo Tomás (à primeira), Fábio Casinhas (à primeira) e João Ferreira (à segunda). Pegas rijas com os Palhas a bater e os grupos a ajudar muito bem.
Homenageou-se o valente forcado Carlos Galamba, que se destacou como grande ajuda nos grupos de Lisboa e de Coruche e havia um prémio com o seu nome para a melhor ajuda no conjunto das pegas, que foi ganho por João Laranjinha, dos Amadores de Coruche. O júri que decidiu estava composto pelo próprio Carlos Galamba e pelos também antigos forcados Tiago Prestes e José Potier.
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luis da Cruz.

Fotos Mónica Mendes