quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gonçalo Lagem: presidente da Câmara de Monforte dá o seu testemunho sobre João Moura e os seus 40 anos de alternativa



Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, dá o seu testemunho sobre João Moura, na comemoração dos 40 anos de alternativa de um dos mais ilustres filhos da terra.

"Quando falamos de João Moura, falamos obviamente de Monforte. Foi assim que João Moura sempre quis que fosse.
É inquestionável que houve um toureio a cavalo antes de João Moura e há um toureio a cavalo depois de João Moura. Ele introduziu, há 40 anos, quase tud, o que de inovador há, ainda hoje, na arte de Marialva. As bregas bem ligadas, as sortes apertadas, a batida ao pitón contrário, o ladear, os remates dos ferros, as vantagens ao toiro, a emoção, o risco e toreria. O menino de oiro de Monforte, filho de um grande cavaleiro, sobrinho de um ganadeiro de excelência, João Moura pai e António Benito Moura, respectivamente, legaram-lhe metade dos ensinamentos necessários para ser a referência que é hoje João Moura no Mundo do toureio a cavalo. A outra metade, foi inequivocamente dele. A vocação, a genialidade, a paixão e o trabalho árduo em cima das montadas, foram os restantes factores que justificam o sucesso da carreira do João António.
Pelo seu amor à terra, foi sempre a Monforte, que o João António regressou, e onde tem o seu Porto de Abrigo. Toda a sociedade lhe tem um enorme respeito, sobretudo pela humildade, que lhe é reconhecida, mesmo quando o mundo estava a seus pés e a sua carreira no auge. Ele foi sempre o mesmo. O nosso grande embaixador. O nosso querido menino João António.
Bem haja João, pelos seus 40 anos de alternativa e por ser o Monfortense de grande orgulho que é".

Gonçalo Nuno Lagem
- Presidente da Câmara Municipal de Monforte

Fotos D.R. e Moratalla Barba/Arquivo