sexta-feira, 25 de maio de 2018

GFA do Aposento da Moita cumpre hoje o seu 43º aniversário

Da esquerda para a direita, quatro cabos: José Pedro Pires da Costa, seu pai José
Manuel Pires da Costa, Manuel Vieira Duque e Helder Queiroz. Em baixo, o cartaz
da corrida na Moita há 43 anos em que o grupo fez a sua estreia


O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita cumpre hoje o seu 43º aniversário e amanhã vai pegar na sua praça. O cabo José Maria Bettencourt evoca a efeméride.

O Aposento da Moita celebra hoje 43 anos de história após a fundação no dia 25 de Maio de 1975 pelas mãos de seu cabo fundador José Manuel Pires da Costa (cartaz ao lado).
 O Grupo nasce e desde cedo se nota uma maneira de estar, muito própria e com o Grupo nasce um carisma que não deixou nenhum aficionado indiferente.
Foram 43 anos onde sempre prevaleceu a amizade, a mística e os valores que deram origem a um grupo tão carismático que conquistou, em tão pouco tempo, os aficionados de todo o mundo.
 Foram variadíssimas as praças e países estrangeiros visitados pelo grupo, passando por Espanha em Sevilha, Madrid, Valência, Barcelona, em França por Nimes, Arles, no México na Praça México, e também Venezuela e Colômbia, entre tantos outras praças.
 Já em Portugal o Aposento da Moita percorreu todas as principais praças e feiras taurinas.
É com orgulho imenso que falo destes 43 anos, pois significam tanto em tão pouco tempo.
 Este crescimento tão rápido e exponencial fizeram do grupo uma referência nacional.
 Sem esquecer todos os elementos que passaram pelo grupo referindo os cabos Manuel Vieira Duque, João Simões, Helder Queiroz, Tiago Ribeiro, José Pedro Pires da Costa que representam cada um deles várias gerações de grandes Forcados.

Ser Forcado do Aposento da Moita é ser especial, pois não há quem que por aqui passe que lhe seja indiferente.
 O forcado do Aposento da Moita é um forcado que antes de executar a pega têm de ser munido dos valores que achamos fundamentais, que permitam respeitar na íntegra aquilo que é o código de ética do Forcado Amador, tal como indica a nossa ANGF, que tanto preservamos.

Portanto, é com toda a convicção e com um olhar no grupo actual, nos valores que se passam de geração em geração, a amizade e toda a sua estrutura, que prevejo um grande futuro com a categoria que lhe sempre foi atribuída e que com ela suplanta todos os obstáculos.
 Por tudo isto,
Viva o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita!


- José Maria Bettencourt
Cabo do GFA do Aposento da Moita

Fotos A. Cecílio e Emílio de Jesus