sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Honra à memória de Fernando Quintella esta noite na última corrida da Moita



Esta foi a última grande pega do saudoso Fernando Quintella, no dia 15 de Setembro do ano passado, na última corrida da Feira da Moita, a um toiro de Prudêncio com 530 quilos que lhe roubou a vida quando o enfrentava numa segunda tentativa. Imagens captadas pelo repórter Frederico Henriques.
O valoroso forcado sofreu gravíssimas lesões internas e acabou por morrer na madrugada de dia 16 na sala de operações do Hospital de São José, depois de inicialmente ter sido transportado para o Curry Cabral. Tinha apenas 26 anos.
Hoje à noite, a memória de Fernando Quintella vai ser homenageada pela empresa da praça de toiros da Moita e pela Sociedade Moitense de Tauromaquia, que ao intervalo descerrarão na entrada principal da praça "Daniel do Nascimento" um painel de azulejos recordando a sua inesquecível figura.
Na corrida desta noite, também a última da Feira da Moita, toma a alternativa a cavaleira Verónica Cabaço, compondo o cartel os cavaleiros Ana Batista, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, o espanhol Andrés Romero e o praticante António Prates, que, como ontem revelámos, actua em substituição do mexicano Emiliano Gamero, lesionado numa queda em Espanha.
Pegam os mesmos dois grupos de forcados que actuavam no ano passado na corrida em que morreu Fernando Quintella, os Amadores de Évora e os Amadores de Alcochete, grupo a que pertencia desde 2008 e onde se estreou na praça francesa de Mont de Marsan com apenas 15 anos de idade.
A corrida desta noite tem ainda como aliciante um Concurso de Ganadarias com exemplares das divisas Prudêncio, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Dr. António Silva, Engº Jorge de Carvalho e Canas Vigouroux.

Fotos Maria Mil-Homens e Frederico Henriques