sábado, 8 de setembro de 2018

Manuel Jacinto homenageado amanhã em Sobral de Monte Agraço

Manuel Jacinto com José Tinoca e Ricardo Chibanga e, em cima, numa foto
dos seus tempos de bandarilheiro - amanhã será homenageado na corrida de
Sobral de Monte Agraço, onde há 60 anos se estreou como toureiro amador
Numa Tourada Real recebendo as homenagens de D. Duarte de Bragança
Manuel Jacinto com o então presidente da República, General António de
Spínola, vendo-se também na foto o saudoso Jorge Marques, no Salão Nobre
da praça do Campo Pequeno na atribulada corrida de toiros da Liga dos
Combatentes de 26 de Setembro de 1974, que ficou conhecida como a corrida
da Maioria Silenciosa


O antigo bandarilheiro Manuel Jacinto, que se distinguiu também como empenhado empresário tauromáquico em várias praças, apoderado de toureiros e competente director de corrida, vai ser amanhã homenageado pelo empresário José Luis Gomes na corrida que a partir das 17 horas se realizará na praça de Sobral de Monte Agraço - onde há 60 anos, na tarde de 12 de Setembro de 1958, se estreou como toureiro amador com apenas 13 anos de idade.
Manuel Jacinto recebeu a alternativa de bandarilheiro profissional na praça da Moita a 10 de Setembro de 1974, tendo como padrinho o saudoso Mário Freire e como testemunha José Tinoca, tendo lidado e bandarilhado um toiro da ganadaria Oliveiras Irmãos.
Ao longo da sua trajectória, honrou e dignificou a profissão, passando pelas quadrilhas de muitos toureiros. Quando retirado das arenas, tornou-se empresário e geriu diversas praças, tendo também exercido com notável desempenho a actividade de apoderado e de director de corrida.
Na corrida de amanhã em Sobral de Monte Agraço, será descerrada na praça uma placa para assinalar o 60º aniversário da estreia como toureiro de Manuel Jacinto.
Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Luis Rouxinol Jr. e David Gomes, assim como os grupos de forcados Amadores de Coruche e Amadores do Aposento da Chamusca, compõem o cartel da 12ª Corrida Auto Agrícola Sobralense, em que se vão lidar seus imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux.

Fotos D.R., Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens