Numa Tourada Real recebendo as homenagens de D. Duarte de Bragança |
O antigo bandarilheiro Manuel Jacinto, que se distinguiu também como empenhado empresário tauromáquico em várias praças, apoderado de toureiros e competente director de corrida, vai ser amanhã homenageado pelo empresário José Luis Gomes na corrida que a partir das 17 horas se realizará na praça de Sobral de Monte Agraço - onde há 60 anos, na tarde de 12 de Setembro de 1958, se estreou como toureiro amador com apenas 13 anos de idade.
Manuel Jacinto recebeu a alternativa de bandarilheiro profissional na praça da Moita a 10 de Setembro de 1974, tendo como padrinho o saudoso Mário Freire e como testemunha José Tinoca, tendo lidado e bandarilhado um toiro da ganadaria Oliveiras Irmãos.
Ao longo da sua trajectória, honrou e dignificou a profissão, passando pelas quadrilhas de muitos toureiros. Quando retirado das arenas, tornou-se empresário e geriu diversas praças, tendo também exercido com notável desempenho a actividade de apoderado e de director de corrida.
Na corrida de amanhã em Sobral de Monte Agraço, será descerrada na praça uma placa para assinalar o 60º aniversário da estreia como toureiro de Manuel Jacinto.
Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Luis Rouxinol Jr. e David Gomes, assim como os grupos de forcados Amadores de Coruche e Amadores do Aposento da Chamusca, compõem o cartel da 12ª Corrida Auto Agrícola Sobralense, em que se vão lidar seus imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux.
Fotos D.R., Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens