terça-feira, 25 de junho de 2019

Bastinhas ganha no Cartaxo o troféu para a melhor lide


Marcos Bastinhas (foto) ganhou o troféu Municipio do Cartaxo para a melhor lide na corrida de sábado passado no Cartaxo, tendo galvanizado as bancadas com a verdade do seu toureio e com a empatia e alegria que criou frisson nos cerca de três quatros que preenchiam as bancadas da bonita praça que este ano comemora 145 anos no dia 23 de Agosto. Lidou primorosamente um toiro de Mata.o-Demo bravo e nobre, tendo o ganadero sido chamado à praça logo no terceiro da noite, pois os dois primeiros tinham sido igualmente bons.
Abriu praça o Mestro João Moura frente a um toiro bom, dando azo a que demonstrasse toda a arte que o levou a primeira figura do toureio mundial.
Manuel Telles Bastos despachou os compridos para nos curtos estar em bom plano com dois ferros de batida bem feitos e depois dois ferros de boa nota de frente e a entrar pelo toiro, um oponente que foi bom e transmitiu.
Marcos Bastinhas esteve muito bem e arriscou logo de saída esperando o toiro à porta gaiola. Bons compridos a dar a primazia de investida ao toiro para depois no Capa Negra estar imponente com ladeios, com ferros de grande categoria colocando o publico terminando com um excelente par de bandarilhas.
Duarte Pinto, com um toiro que se adiantava pela direita e não se empregava pela esquerda, esteve em grande emendando o toiro e colocando bons ferros curtos que chegaram ao publico que sabe o que é tourear bem e lhe tributou grandes ovações.
Miguel Moura, bem de saída, para nos curtos estar ao seu nível e em bom plano.
Parreirita Cigano - que tinha triunfado na corrida anterior da sua terra - teve o pior toiro da noite. ou melhor, o único que não serviu, manso e sem interesse no cavalo e tentou tudo para triunfar só que o seu cavalo Rio Frio, a a estrela da sua quadra, viu bem o toiro e de início não quis ir. Trocou do cavalo e terminou a lide. Não foi a noite que queria, mas sabemos do seu valor e que um toiro mau não afasta tudo o que de bom já fez. Expectativa para a próxima corrida.
Nas pegas, Pedro Casalta (Grupo de Coimbra) destacou-se numa pega em que mandou na viagem e se fechou com galhardia ganhando o troféu do II Concurso de Pegas.
Pelos de Cascais, foram caras Rui Grilo à segunda e Carlos Dia à primeira.. Pelos Amadores de Coimbra, pegaram Pedro Casalta à primeira tentativa, ganhando o prémio em disputa para a melhor pega e Ricardo Matos, dobrando o cabo Pedro Silva que saiu lesionado e foi para o hospital. Pelo  Cartaxo, numa noite de azar, pegaram o cabo Bernardo Campino à quarta, a dobrar Fábio Beijinho e Emanuel Doto à terceira dobrando um colega que tinha tentado duas vezes. Não foi a noite que pretendiam mas outras virão e só têm que tirar as ilacções desta e não repetir os erros.

Foto Maria Mil-Homens