"É um orgulho para mim ver o carinho e o amor que esta gente tinha pelo meu pai e eu apenas tentei retribuir todo esse carinho que nos deram ao longo destes anos ao meu pai e a mim" - palavras emocionadas de Marcos Bastinhas ao site toureio.pt depois do apoteótico triunfo que teve no último sábado na praça de toiros de Nazaré, onde deu duas voltas à arena em cada toiro e saíu em ombros (foto de cima).
A viver a maior temporada da sua carreira, mas também aquela de maiores emoções e de maiores recordações, Marcos Bastinhas reapareceu na última sexta-feira em Tomar (foto ao lado), depois de ter estado duas semanas parado a recuperar da colhida que a 20 de Julho sofreu na praça de Évora e lhe provocou lesões nas costelas.
Sobre essa lesão, diz que "ainda não está recuperada a cem por cento, mas está lá perto... mas com este calor humano e com esta praça quase completamente cheia e a entregar-se desta maneira, esquecemos o resto e é o coração que manda".
Àcerca da noite difícil de sexta-feira em Tomar com os toiros de São Martinho, Marcos Bastinhas disse ao toureio.pt que "não pode ser apenas tudo fácil, também tem que existir o difícil para as pessoas não pensarem que isto é uma brincadeira. Isto é um espectáculo muito sério e que tem de se levar com muita dignidade e muito profissionalismo, para as coisas correrem bem".
Sobre os toiros de São Martinho, afirma: "Foi um curro muito duro e a pedir contas, mas são esses contrastes de encastes que fazem a emoção na Festa e que fazem as pessoas irem aos toiros".
Depois deste fim-de-semana triunfal, que terminou, como há pouco aqui noticiámos, com mais um grande êxito ontem na Aldeia da Ponte, Marcos Bastinhas prossegue esta sua memorável temporada actuando na próxima quarta-feira, dia 14, em Santo António das Areias numa corrida de homenagem a seu pai, na quinta-feira, dia 15, em Reguengos de Monsaraz, na sexta 16. em Arruda dos Vinhos e no sábado 17 em Urrós.
Fotos Fernando José e M. Alvarenga