terça-feira, 27 de agosto de 2019

Praça cheia e corrida de alto nível no domingo em Santo Aleixo

Momento alto em Santo Aleixo: o brinde de Moura Caetano e três grandes
figuras do toureio a cavalo: Manuel Jorge de Oliveira, Paulo Caetano e João Moura
A classe e o classicismo de Manuel Telles Bastos
João Moura Caetano e o cavalo "Campo Pequeno": um espanto!
Tiago Carreiras tem andado afastado dos grandes palcos, mas demonstrou
estar em forma para entrar em maiores desafios
Francisco Maldonado Cortes (filho) apontou arte para poder chegar longe. Na
foto de baixo, Tomás Silva, dos Académicos de Elvas, que ganhou o prémio em
disputa para a melhor pega (a última da corrida)

Praça cheia no domingo em Santo Aleixo (concelho de Monforte) numa grande corrida de toiros que decorreu em ritmo triunfal e em que se lidaram toiros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano, manejáveis e de excelente trapio para uma praça como esta.
João Moura Caetano, que na véspera triunfara na Nazaré, voltou aqui a alcançar um notável triunfo, voltando a bordar o toureio com os cavalos "Campo Pequeno" e "Baco", reafirmando que tem de novo uma grande quadra e está outra vez na "guerra" ao seu melhor nível.
A cumprir uma excelente temporada, também Manuel Ribeiro Telles Bastos não deixou por mãos alheias os seus créditos, rubricando duas lides de muita categoria e onde se destacou pela forma clássica e cheia de classe com que interpreta o toureio a cavalo. Brilhante, como brilhante tem estado em todas as suas actuações nesta temporada de consagração absoluta.
Tiago Carreiras tem andado arredado dos grandes palcos, mas viu-se que está em forma e capaz de regressar aos grandes desafios. Destacou-se sobretudo no segundo toiro do seu lote, depois de ter estado regular no primeiro.
O amador Francisco Maldonado Cortes (filho) deu uma lufada de ar puro na lide de um novilho-toiro, demonstrando capacidades e ganas para poder chegar longe.
Tomás Silva, dos Amadores Académicos de Elvas, ganhou o prémio que estava em disputa para a melhor pega, pela que fez ao último toiro da corrida, emotiva e com enorme decisão, estando o grupo também muito bem nas ajudas. A outra pega deste grupo, também à primeira, foi consumada por Luis Carvalho.
Pegaram também Amadores de São Manços (Hélder Passos à primeira e Pedro Tavares à terceira) e os de Monforte (Carlos Silva à primeira e Mauro Franco à terceira).
O novilho lidado por Francisco Cortes foi pegado à primeira por Manuel Trindade, com grupo composto por elementos das três formações alentejanas.
A corrida foi bem dirigida, com o acerto usual, por Marco Gomes.

Fotos Maria Mil-Homens