Ainda não foi desta, felizmente para ele, que se vou Rouxinol não estar bem! Incrível a regularidade que ele mantém em todas as corridas! |
Estas três fotos de Pedro Batalha dadas à estampa no site naturales.com dizem tudo sobre o sucesso que constituiu ontem a terceira corrida da temporada na carismática praça de toiros da Nazaré.
Era uma das corridas rodeadas de maios ambiente e expectativa e isso justificou a grande afluência de público, que preencheu três quartos fortes das bancadas numa noite em que se homenageou a memória de Joaquim Bastinhas, um dos toureiros mais queridos daquele público - que se levantou em força e lhe tributou uma calorosa salva de palmas que ele deve ter escutado no céu.
Lidaram-se toiros de Francisco Romão Tenório de extraordinária apresentação, mas de jogo desigual, destacando-se os lidados em quinto e sexto lugares, tendo-se justificado a volta à arena que a directora de corrida Ana Pimenta concedeu ao ganadero no quinto. Os outros foram mais reservados.
Luis Rouxinol deu com a sua arte e maestria a volta ao primeiro e pouco colaborante toiro da corrida e protagonizou depois uma lide ao seu melhor estilo no quarto da ordem, que não tinha muita força, tendo o ginete usado o fantástico cavalo Douro para lhe retirar o maior partido.
João Moura Jr. recebeu o segundo da noite com uma sorte de gaiola que não resultou em pleno pelas distracção do oponente, mas desenhou depois uma lide brilhante com batidas ao piton contrário e ferros que resultaram muito emotivos frente a um toiro de procurava o refúgio nas tábuas. No quinto, o melhor toiro da noite, viu-se uma lide "à Moura", com o público em delírio e que terminou com duas sortes "mourinas" fantásticas, que conquistaram o conclave.
Marcos Bastinhas viveu mais uma noite de grande emoção pela homenagem que se prestava a seu pai. Exuberante e a transmitir alegria contagiante, o jovem cavaleiro incendiou as bancadas com duas lides a toiros distintos e que aproveitou da melhor forma. Euforia total, a mesma alegria e o mesmo carisma de seu pai. Duas lides "à Bastinhas" premiadas cada uma delas com duas voltas à arena.
Pegaram os forcados amadores de Lisboa (João Varanda e Rui Santos, ambos ao primeiro intento), do Aposento da Chamusca (João Saraiva e Vasco Coelho dos Reis, também os dois à primeira tentativa) e de Coimbra (o cabo Pedro Silva a dobrar António Ferreira que se lesionou e Pedro Marques à primeira).
Ana Pimenta dirigiu a corrida muito bem, assessorada pelo médico veterinário José Manuel Lourenço.
Fotos Pedro Batalha/naturales.com