terça-feira, 13 de agosto de 2019

No passado dia 4: Nave de Haver homenageou o seu cavaleiro Manuel Jorge

Rafael Vilhais com Manuel André Jorge
O presidente da Junta de Freguesia de Nave de Haver e o presidente da Câmara
de Almeida no momento da homenagem a Manuel André Jorge. Em baixo, um
grande ferro de Francisco Palha, que obteve um triunfo inovidável nesta corrida

Motivos que se prenderam com a falta da bateria do computador (coisas  que acontecem quando se esquece o carregador em terra...) aquando da nossa estadia na Ilha Terceira na última semana, impediram em cima da hora a publicação desta notícia que, pelo significado que representou para as gentes de Nave de Haver, se impõe dar agora à estampa, mesmo que tarde e a más horas.
Diz respeito à corrida do passado dia 4 em Have de Haver, com praça cheia, em que se prestou merecida e justíssima homenagem ao cavaleiro local Manuel André Jorge e na qual Francisco Palha rendeu o maior dos tributos a essa figura do toureio equestre com um inolvidável triunfo no seu segundo toiro, depois de no primeiro ter estado bem diante de um oponente pouco interessado e algo distraído.
O matador espanhol Júlio Benítez "El Cordobés", que como Palha, lidou toiros da ganadaria São Marcos, deu volta no primeiro e foi silenciado no segundo. O novilheiro local Leonardo Passareira enfrentou dois novilhos de Rio Frio que apresentaram dificuldades, mas aos quais deu a volta com muito ofício, dando aplaudidas voltas à arena nos dois.
Os Forcados Amadores de Évora pegaram só um toiro, dado que o outro se inutilizou de uma mão no final da lide de Palha.

Fotos D.R.