Cumprem-se hoje, 15 de Agosto, 47 anos da estreia do então promissor novilheiro Paco Duarte (fotos) na praça (infelizmente desactivada) da sua Malveira natal.
Foi a 15 de Agosto de 1972 que este valoroso toureiro actuou pela primeira vez, como único espada, num festejo de juventude em que teve por alternantes os então também promissores cavaleiros Luis Braizinha, João Moura, os saudosos José Varela Crujo e José Brito Limpo e ainda Manuel Jorge de Oliveira, bem como os forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, tendo-se lidado novilhos-toiros das ganadarias de Dr. J. Santos Silva e José Manuel Dias.
Depois de se ter apresentado pela primeira vez na Monumental de Madrid a 12 de Outubro de 1978, após uma "vigília" de um mês às portas de Las Ventas a pedir uma oportunidade, Paco Duarte realizou o sonho e tomou a alternativa de matador de toiros na praça espanhola de Chivas (Valência), apadrinhado pelo matador francês Michel Lagravére, com o testemunho do espanhol Gregório de Jesus.
Mais tarde, abdicou da carreira de matador de toiros, trocando o ouro pela prata e estando vários anos como destacado bandarilheiro e certeiro "puntillero".
Nesta data, os nosssos parabéns a Paco pela efeméride!
Fotos D.R.