Francisco Palha ganhou o prémio da melhor lide... que todo o mundo estava à espera que fosse entregue a Marcos Bastinhas... |
David Moreira ganhou o prémio para a melhor pega e o seu grupo, Amadores de Vila Franca, o de melhor grupo em praça, tendo o troféu sido entregue ao cabo Vasco Pereira (foto de baixo) |
Francisco Palha ganhou ontem na Arruda dos Vinhos o prémio para a melhor lide pela sua actuação no segundo toiro da corrida, um exemplar da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho de escassa apresentação e que nada transmitiu. O júrio era composto por Lourenço Luzio, Vasco Lucas e um médico veterinário da Arruda e o próprio Francisco Palha ficou admirado quando se anunciou que era ele o vencedor. O público reagiu com assobios e as opiniões dividiram-se. Todo o mundo esperava com o troféu recaísse sobre a quinta lide, a um toiro bravo da mesma ganadaria, a cargo de Marcos Bastinhas.
Miguel Moura esteve também em bom plano com duas lides muito correctas. Palha sobressaíu mais na lide do seu segundo toiro.
O prémio para a melhor pega foi ganho por David Moreira (quinta pega) dos Amadores de Vila Franca, que ganhou também o troféu que distinguia o melhor grupo em praça.
Foram caras pelo grupo vilafranquense os forcados Francisco Faria (à primeira), Pedro Sousa (à terceira) e David Moreira (à primeira). Pelos Amadores da Arruda pegaram João Costa (à primeira), Pedro Belmonte (à segunda) e Hélder Silva (à segunda).
Os toiros da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, de apresentação e comportamento desigual, não se compararam aos bons toiros que foram lidados em Lisboa.
A praça registou uma boa entrada de três quartos e a corrida foi bem dirigida por Ana Pimenta, que esteve assessorada pelo médico veterinário José Manuel Lourenço.
Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Mónica Mendes.
Fotos M. Alvarenga