Tarde histórica do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete ontem na sua praça na primeira das duas corridas que compõem a Feira do Toiro-Toiro, com praça cheia. O 37ª Concurso de Ganadarias Associadas teve como vencedores os toiros das ganadarias Vinhas (bravura) e Canas Vigouroux (apresentação) e o triunfo maior da tarde coube aos glorioso Grupo de Forcados comandado por Nuno Santana com cinco pegas à primeira e uma à segunda.
O momento mais emotivo da corrida foi a pega de João Machacaz, ao terceiro toiro da corrida, de Canas Vigouroux, premiada com duas voltas à arena e que constituiu a última grande actuação deste emblemático forcado na praça de Alcochete, uma vez que no próximo dia 19 se despede das arenas em Samora Correia.
As restantes pegas estiveram a cargo de Nuno Timóteo, António José Cardoso, Nuno Santana (o cabo), Manuel Pinto e João Belmonte, tendo este último consumado à segunda tentativa, com uma ajuda monumental de João Rei (que o acompnahou muito merecidamente numa segunda volta à arena) e todos os outros à primeira. Forcados com alma, Forcados de verdade. Com toiros duros.
Actuaram, também com lides aplaudidas, os cavaleiros Luis Rouxinol, João Ribeiro Telles e Francisco Palha, havendo a destacar uma excelente actuação de Rouxinol no quarto toiro e dois ferros monumentais de Telles e outros dois de Palha nos seus segundos toiros - numa tarde em que a glória maior coube aos Forcados Amadores de Alcochete.
Lidaram-se, por esta ordem, toiros de Prudêncio, Vinhas, Canas Vigouroux, António Silva, de novo Canas Vigouroux (a substituir o anunciado toiro de José Pereira Palha) e Fernandes de Castro e a corrida foi bem dirigida por Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.
Mais logo, não perca a grande reportagem fotográfica de Mónica Mendes.
Fotos Mónica Mendes