Momentos da dramática colhida de Francisco Palha há um ano na praça de Salvaterra de Magos |
Mesmo lesionado, o cavaleiro prosseguiu a sua actuação depois do acidente. Em baixo, fotografado uns dias depois quando assistia a uma corrida em Évora |
Passou ontem, 12 de Maio, um ano sobre a trágica e aparatosa colhida sofrida em Salvaterra de Magos pelo valoroso cavaleiro Francisco Palha
Há um ano, Francisco Palha sofreu a mais aparatosa e violenta colhida da sua carreira quando lidava no concurso de ganadarias de Salvaterra de Magos um poderoso toiro da ganadaria Veiga Teixeira.
O jovem toureiro, que fora o grande triunfador da temporada de 2018, recolheu à enfermaria, mas teve o gesto heróico de regressar à arena e terminar a sua lide com ferros de grande emoção, sendo depois transportado ao Hospital de Santarém e já não lidando o seu segundo toiro.
Francisco Palha sofreu uma lesão no ombro direito e perdeu algumas corridas, acabando também por perder o fôlego aos grandes triunfos que obtivera no ano anterior. Reapareceu a 16 de Junho na Monumental de Santarém lidando precisamente toiros da mesma ganadaria de Veiga Teixeira e cumpriu o resto da temporada com a dignidade e a garra de sempre, apesar de diminuído fisicamente.
Já este ano, regressou em pleno no festival do Dia da Tauromaquia a 29 de Fevereiro na praça do Campo Pequeno.
Fotos M. Alvarenga