segunda-feira, 11 de maio de 2020

PróToiro recebida por Marcelo no sábado



Embora o encontro não conste da agenda do Presidente da República, a Federação PróToiro, adianta hoje o jornal "i", teve no sábado uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa e apresentou um documento com 21 propostas para a retoma da actividade

Segundo revela hoje o jornal "i", a Federação PróToiro já entregou ao Presidente da República um plano com 21 propostas para a retoma da actividade e Marcelo Rebelo de Sousa "mostrou-se receptivo às posições do sector".
A Federação que engloba as diversas associações representativas do sector (toureiros, ganadeiros, forcados, empresários e tertúlias tauromáquicas) já enviou também o documento ao Governo e espera agora ser também recebida pelo Executivo.
Uma das intenções propostas é a de que as corridas de toiros se possam realizar a partir do início do mês de Junho.
Ao "i", Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro, disse que "temos todas as condições para cumprir a distância de segurança e todo esse controlo sanitário. Conseguimos fazer isso nas praças de toiros em Portugal e por isso achamos que podemos reabrir brevemente".
O documento reclama ainda algumas medidas para enfrentar as dificuldades actuais provocadas pela pandemia, como apoios para a aquisição de máscaras e desinfectantes e a descida para 6% da taxa do IVA nos espectáculos tauromáquicos. A PróToiro reivindica ainda a transmissão de cinco corridas anuais pela RTP1 e a criação de programas de tauromaquia na RTP e na Antena 1.

Foto D.R.