terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Figuras que nos deixaram no mais horrível de todos os anos

Rogério Amaro
António José Viçoso e Mário Coelho

Armando Soares

2020 está a chegar ao fim e não deixa boas recordações, antes pelo contrário. Não só pela pandemia e pelas consequentes medidas restritivas que levaram a uma redução drástica do número de espectáculos, mas também e sobretudo pelas muitas mortes que enlutaram o mundo tauromáquico, este foi o mais horrível de todos os anos e não deixa saudades de espécie alguma - fazemos votos para que 2021 seja, pelo menos, um ano melhor do que este. E recordamos algumas das figuras que nos deixaram - e que deixaram saudades

Janeiro

- José Luis Figueiredo - Glória da forcadagem, antigo cabo do Grupo de Amadores do Montijo, era nos últimos anos cronista do site "Porta dos Sustos", onde se destacou pelas suas actuliantes análises. Morreu de doença prolongada a 24 de Janeiro.

- José Manuel de Sousa - Antigo forcado do Grupo de Montemor, onde se estreou em Julho de 1962 na praça alentejana de Santa Eulália, honrou a jaqueta durante nove temporadas e celebrizou-se como grande cernelheiro, formando parelha com o histórico Simão Comenda. Morreu de doença degenerativa aos 75 anos.

- António José Viçoso - Empresário, sogro de Rui Bento, morreu em consequência de atropelamento sofrido em Novembro do ano anterior e após ter estado três meses internado. Grande aficionado, foi o maior apoiantes do genro quando este se iniciou na actividade tauromáquica. Rui Bento considerava-o seu segundo pai.

Fevereiro

- Júlio Pinheiro - Vítima de doença prolongada, com a qual lutava há alguns anos, morreu a 14 de Fevereiro no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Filho do também embolador Fernando Pinheiro, integrava com seus irmãos um dos mais conhecidos grupos de emboladores, tendo prestado serviço em inúmeras praças de toiros nacionais, incluindo durante muitos anos a do Campo Pequeno.

- Tó Zé Martinho - Actor, autor de muitas das telenovelas de sucesso da televisão portuguesa, foi antigo forcado do Grupo de Santarém. Era filho de Teresa Ramalho, também actriz e organizadora dos célebres festivais a favor do Movimento Nacional Feminino que nos anos 60 trouxeram as maiores figuras do toureio à praça de toiros de Salvaterra de Magos, e enteado do ilustre ganadeiro João Ramalho.

Abril 

- Rodrigo Café - Campino emblemático, há muitos anos ligado à praça de toiros de Évora, morreu a 6 de Abril.

- Orlando Vicente - Outro histórico campino que nos deixou. Morreu a 9 de Abril vítima de doença prolongada. Era pai de Orlando Vicente, famoso equitador, marido da cavaleira Ana Batista; pai de Pedro Vicente, equitador da Sociedade das Silveiras; e avô do matador de toiros Nuno Casquinha.

Maio

- Manuel da Cruz - Oitavo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, que comandou durante a temporada de 1963. Era presença assídua nas corridas do grupo.

- José Alberto Pastoria de Azevedo - com 75 anos, morreu a 11 de Maio. Foi destacado elemento do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Junho

- Matilde Passanha Sobral - antiga provedora da Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Abraço, filha da saudosa ganadeira Condessa de Sobral e irmã dos também ganadeiros Joaquim e Manuel Passanha Sobral. Morreu dia 5 de Junho.

- Paulo Braz - Grande aficionado das Caldas da Rainha, fiel colaborador das empresas de Paulo Pessoa de Carvalho, morreu dia 27 de Junho, vítima de doença prolongada.

Julho 

- Mário Coelho - Um dos mais importantes matadores de toiros portugueses do último século. Antigo bandarilheiro, classe em que foi considerado o melhor do mundo. Morreu a 5 de Julho, o dia do seu Colete Encarnado, no Hospital de Vila Franca, infectado pelo novo coronavírus. Em Fevereiro, no Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno, fora apresentado o seu livro biográfico, da autoria do jornalista e escritor António de Sousa Duarte.

Agosto

- João Barahona Núncio - Morreu a 9 de Agosto. Ex-padre, homem íntegro e grande aficionado, era membro da Direcção do Real Clube Tauromáquico Português. Era filho de Mestre João Branco Núncio.

- Luis Miguel Rosa - Conhecido bilheteiro que esteve ao serviço de várias empresas. Morreu a 20 de Agosto, vítima de prolongada doença.

Setembro

- António Luis Roquette - Antigo forcado dos Amadores de Lisboa, grupo que integrou nos anos 60, quando chefiado pelo histórico Nuno Salvação Barreto. Morreu a 14 de Setembro.

- Jacinto Fernandes - Um dos grandes bandarilheiros da sua época. Morreu a 15 de Setembro, de acidente vascular cerebral. Integrou ao longo da sua brilhante carreira as quadrilhas de várias figuras do toureio, entre as quais Luis Miguel da Veiga e Manuel Jorge de Oliveira. Era pai do também bandarilheiro Filipe Fernandes Banha e cunhado e tio dos bandarilheiros João José, Ricardo Pedro e João Pedro (Juca).

- Luis Branquinho - Antigo cabo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, pai do também forcado Hugo Branquinho (Amadores de Alcochete), morreu a 16 de Setembro, depois de ser operado a uma perna no Hospital Garcia da Orta, em Almada.

- Manuel Prestes - Antigo forcado natural da Chamusca, um dos últimos sobreviventes do célebre grupo Saltimbancos, imortalizado em fado pelo saudoso João Ferreira Rosa. Era pai de Tiago Prestes, cabo fundador do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca.

Novembro 

- Joaquim Lázaro - Antigo novilheiro, figura emblemática do meio taurino na Chamusca, morreu dia 2 de Novembro.

- Rogério Amaro - O último grande empresário tauromáquico português, actividade que exerceu ao longo de vinte anos associado ao saudoso António Manuel Cardoso "Nené" na empresa Toiros & Tauromaquia, tendo também sido destacado forcado e cabo dos Amadores do Montijo e ainda apoderado de grandes figuras do toureio nacional, como Joaquim Bastinhas, Paulo Caetano, João Salgueiro, Vitor Mendes e Rui Bento, entre outros. Morreu a 6 de Novembro, vítima de cancro.

- Luis Ribeiro - Forcado da fundação dos Amadores de Arronches. Morreu a 12 de Novembro.

Dezembro

- João Campolargo Rosas - Ganadeiro português, natural de Montemor-o-Velho (Coimbra), há muitos anos radicado na Venezuela, morreu a 6 de Dezembro.

- Domingos Graciosa - Exímio equitador, antigo forcado dos Amadores de Santarém, onde se destacou como grande ajuda, morreu a 9 de Dezembro vítima de ataque cardíaco. Era irmão, entre outros, do Mestre de Equitação Filipe Graciosa (falecido no ano anterior) e de Pedro Graciosa, antigo cabo dos Forcados Amadores de Santarém.

- Armando Soares - Outro grande matador de toiros que nos deixou neste ano horrível. Morreu a 10 de Dezembro no Barreiro. Despedira-se das arenas em Outubro de 1988 no Campo Pequeno.

- José Luis Sommer D'Andrade - Recordado cavaleiro tauromáquico, ilustre ganadeiro e também coudeleiro, morreu a 19 de Dezembro no Hospital de Elvas, depois de se ter sentido mal em sua casa.

- José Paulo - O mais emblemático dos emboladores nacionais, morreu no passado dia 27. Despedira-se da actividade em 2017 numa corrida em Alter do Chão.

Fotos M. Alvarenga, Maria Mil-Homens e D.R.

José Luis Sommer D'Andrade