domingo, 20 de dezembro de 2020

Morreu o cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade

Morreu o cavaleiro, ganadeiro e coudeleiro José Luis Sommer D'Andrade. Tinha 72 anos.

José Luis de Vasconcellos e Souza D'Andrade morreu ontem, sábado, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para onde foi conduzido pelo INEM depois de se ter sentido mal em sua casa, no Palácio de Font'Alva, entre BarbacenaSanta Eulália (Elvas). O antigo cavaleiro tauromáquico acabara de tratar dos seus cães quando entrou em casa e se sentiu indisposto.

A 12 de Setembro deste ano escrevera na sua página da rede social Facebook: "Há quatro anos lidei com êxito um cancro de laringe esta temporada toca-me a lide de um cancro de pulmão".

Natural de Lisboa e filho do famoso mestre de equitação Engº Fernando Sommer D’Andrade (autor de várias obras sobre a nobre arte de cavalgar em toda a sela), José Luís Sommer D’Andrade tomou a  alternativa no Campo Pequeno em 4 de Junho de 1970, na corrida que inaugurou esse ano as nocturnas na Monumental de Lisboa. Teve Mestre David Ribeiro Telles por padrinho e como testemunhas actuaram Vitor Ribeiro (pai), Fernando de Andrade Salgueiro e o então amador D. José João Zoio. Lidaram-se toiros da ganadaria de seu pai, Engº Fernando Sommer D’Andrade e pegaram os Forcados do Ribatejo e os Académicos de Vila Franca de Xira, que eram comandados, respectivamente, por Júlio Parente de Almeida e Miguel Palha Van Zeller.


Mesmo retirado das arenas, ainda actuou em alguns festivais e continuou sempre a marcar presença nas praças, até pela sua actividade como ganadeiro e proprietário de uma das mais sérias divisas nacionais.


Em 2 de Maio deste ano, o empresário Luis Miguel Pombeiro programara realizar na praça de toiros der Estremoz uma corrida de toiros em sua homenagem assinalando o 50º aniversário da sua alternativa, mas o espectáculo acabou por ser cancelado pela pandemia.


A toda a Família enlutada apresentamos as mais sentidas condolências.


Que em paz descanse.


Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z, Emílio de Jesus/Arquivo e M. Alvarenga


Foi um dos mais fiéis intérpretes do toureio frontal
Noutros tempos, na Feira da Golegã, com Frederico Cunha
Há dois anos, em Alcochete, com Miguel Alvarenga
Com a sua equipa de sempre: o apoderado
Vidal Patrício e os bandarilheiros Jorge
Domingos e António José Martins
Assistindo no ano passado com sua Mulher a uma corrida
na Monumental de Santarém
Com Emídio Pinto
O poster dos seus tempos de cavaleiro