sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

GFA de Lisboa evoca Nuno Salvação Barreto no 24º aniversário da sua morte

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa recorda o seu cabo fundador Nuno Salvação Barreto no 24º aniversário da sua morte. Uma bonita homenagem 

"Figura mítica das arenas de Portugal e internacionalmente conhecido pela sua participação no filme 'Quo Vadis'. Foi um caso ímpar na divulgação da pega e da corrida à portuguesa, como cabo, forcado e empresário.


"O seu Grupo foi o primeiro a actuar em França, na praça de toiros de Bayonne em 11 de Setembro de 1966, corrida que foi da iniciativa do cônsul de Portugal - Manuel Heleno - bem como um conjunto de manifestações culturais portuguesas realizadas durante esse mês.


"Nuno Salvação Barreto foi dos poucos forcados amadores que viu reconhecida ao mais alto nível a sua vida de aficionado, tendo sido agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa, condecorado pelo Presidente da República e recebido a Medalha de Mérito Cultural. Estas condecorações num forcado são caso único, apesar da pega ser um ex-libris de Portugal.


"O nosso eterno agradecimento ao Mestre que deixou um legado, de educação, boas maneiras e arte de formar seres humanos. Faz hoje 24 anos que faleceu".


O Seu Grupo de Forcados Amadores de Lisboa


Foto D.R.