segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Maestro Paco Camino faz hoje 80 anos



Nascido em Camas (Sevilha) a 14 de Dezembro de 1940, o Maestro Paco Camino cumpre hoje 80 anos de vida. O "Niño Sábio", como lhe chamaram, foi um dos toureiros mais importantes do século XX.

Também este ano se cumpriram os 60 anos sa sua alternativa, que recebeu em Valência no Domingo de Páscoa do ano de 1960, 17 de Março, das mãos de Jaime Ostos com o testemunho de Juan García "Mondeño" - com toiros de Urquijo, tendo cortado uma orelha a cada um dos seus oponentes e saindo em ombros.

Ainda este ano outra efeméride se assinalou: passaram 50 anos da sua histórica tarde na Monumental de Madrid, na Corrida da Beneficência de 1970 (4 de Junho), em que enfrentou seis toiros. Paco Camino enfrentou os seis toiros e ainda o sobrero e, em tarde de perfeito delírio, cortou oito orelhas e saíu em ombros pela porta grande de Las Ventas.

Toureiro clássico no sentido mais amplo da palavra, como hoje o recorda o site aplausos.es, Camino viveu também grandes tardes no México, onde foi igualmente um ídolo da aficion. Portugal e em especial a praça do Campo Pequeno guarda também as maiores recordações da passagem pelo nosso país do famoso toureiro (nas fotos de cima, no início dos anos 90, com Amadeu dos Anjos e Miguel Alvarenga na casa de fados "Velho Páteo de Santana" e frente à Torre de Belém com o saudoso matador português, seu grande amigo).

Fotos M. Alvarenga, D.R. e aplausos.es