Fim-de-semana de sucesso em arenas de Espanha para o bandarilheiro João Pedro Silva ("Açoreano"), consagrado toureiro da Ilha Terceira (Açores), que actua do outro lado da fronteira na quadrilha do matador Luis Gerpe.
Sábado, em San Agustín de Guadalix, num importante desafio ganadero Prieto de la Cal/Cuadri, o nosso toureiro de prata (que é de ouro!) ganhou o prémio que distinguiu o melhor bandarilheiro da corrida.
Ontem, na mais importante praça do mundo, a Monumental de Madrid, onde debutou em 2022 e este domingo actuou pela quinta vez, João Pedro Silva foi aplaudido de montera em mão no quinto toiro da tarde, da ganadaria Saltillo.
10.353 espectadores marcaram neste domingo presença em Las Ventas e testemunharam a excelente forma do toureiro dos Açores. E o "seu" matador Luis Gerpe foi o mais destacado dos três, dando no segundo toiro do seu lote, o quinto da ordem, a única volta à arena da tarde. No seu primeiro toiro fora silenciado.
Javier Castaño, que se despedia de Madrid, em ano de adeus às arenas, foi silenciado nos dois toiros; e Cristóbal Reyes, que confirmou a alternativa, foi também silenciado nos dois toiros.
Ao início da corrida foi guardado um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco.
Fotos Plaza 1, D.R., J. Alvarado e Philippe Gil Mir
![]() |
Prémio ao melhor subalterno da tarde no sábado em San Agustín de Guadalix |
![]() |
Ontem: quinta tarde, quinto triunfo em Madrid |