quinta-feira, 24 de abril de 2025

José Luis Pereda sobre a Feira da Primavera que arranca amanhã: "Mérida tem que se posicionar entre as grandes feiras de Espanha!"

Inicia-se amanhã, sexta-feira 25 de Abril, a Feira de Primavera em Mérida, composta por duas belíssimas corridas com as máximas figuras da actualidade.

Na primeira tarde, amanhã, toureiam jovens e emergentes matadores que estão a chamar sobre si as atenções e a entrar em todas as feiras importantes: Borja Jiménez, triunfador de Santo Isidro em Madrid nas duas últimas temporadas, toureiro que ocupa já um lugar de destaque nas principais feiras e nas mais importantes praças; Ginés Marín, outro toureiro em efervescência, a afirmar-se tarde após tarde e que já por duas vezes abriu a Porta Grande da Monumental de Madrid, em 2017 e 2021; e David de Miranda, que obteve sonantes triunfos na última temporada, nomeadamente em feiras como as de Sevilha e Huelva, onde enfrentou seis toiros e indultou um de José Luis Pereda. Completa este primeiro cartel o rejoneadaor Adrián Venegas, que se está a afirmar como um clássico da arte equestre.

No sábado 26, actuam três matadores que dispensam apresentações: António Ferrera, Miguel Ángel Perera e Emílio de Justo. Aquilo a que se chama um corridão!

As ganadarias protagonistas da Feira de Primavera são de alto nível e de total garantia de espectáculo e bravura. Amanhã, lidam-se a pé todos de Salvador Domecq e a cavalo de Campos Peña; no sábado, seis toiros da ganadaria triunfadora de José Luis Pereda, empresário e promotor destas corridas.

Gerente da empresa Toros La Merced, José Luis Pereda (foto de cima) afirma-se "muito entusiasmado e ilusionado" com esta Feira da Primavera em Mérida:

"Mais que um negócio empresarial, trata-se de uma paixão, sobretudo com o objectivo de levantar a aficion de Mérida, demonstrando que nesta zona da Extremadura há muita aficion ao mundo do toiro" - afirma o empresário. E acrescenta:

"Em toda a Espanha, a tauromaquia representa um enorme potencial económico e em Mérida também, como não podia ser de outro modo. A magnífica resposta do público à corrida de toiros organizada no ano passado permite-nos aumentar este ano a programação taurina com uma segunda corrida de toiros. Ambas com cartéis fortes e muito rematados. Mérida tem que voltar a posicionar-se entre as melhores feiras taurinas do país. É esse o esforço por que a nossa empresa luta e é esse o objectivo que marcámos para alcançar".

Fotos "Cultoro"/Arquivo e D.R.