segunda-feira, 28 de abril de 2025

Arronches, Monforte e Académicos de Elvas: as 6 pegas do festival de sábado em Santo Aleixo

Amadores de Arronches

Amadores de Monforte

Miguel Alvarenga - Como já ontem aqui se referiu, houve rijas e valentes pegas no festival deste sábado em Santa Eulália, festejo que lembrou a memória de José Tello Barradas (4º Memorial organizado por seu irmão Alberto Barradas e pelo empresário Luis Pires dos Santos), ilustre e saudoso crítico tauromáquico, escritor, conferencista, apoderado, mas sobretudo um grande aficionado de referência.

Lidaram-se novilhos de Gregório de Oliveira sem muita força e que, regra geral, foram pelo seu caminho não criando dificuldades aos forcados. O mais áspero, pegado só à quarta tentativa, foi o último, um manso com arrancadas perigosas.

Pelos Amadores de Arronches pegaram João Eduardo Mano à primeira e David Pernas à segunda; por Monforte foram caras Nuno Ramalho à primeira e Rodrigo Sampaio também ao primeiro intento; pelos Académicos de Elvas pegaram José Pedro Silva à primeira e David Ruas à quarta, numa dura e emotiva pega, sem nunca virar a cara, com valentia e pundonor.

Regra geral, os três grupos estiveram bem a ajudar e revelaram todos eles ter aquartelados forcados de muito valor.

Ficam as fotos das sequências das seis pegas. Os três grupos apresentaram-se todos de luto, com gravatas pretas, e fizeram brindes ao céu em memória do forcado João Fragoso, do Grupo de Portalegre, falecido na semana passada num acidente de viação, tendo também havido dois brindes (nas duas últimas pegas) dos grupos de Monforte e Elvas ao promotor destes festejo anual, Alberto Barradas.

Ao início da corrida foi guardado um minuto de silêncio, mas ninguém explicou por alma de quem. Naturalmente pela do forcado João Fragoso. Mas também, possivelmente e à semelhança do que foi feito na sexta-feira em Sobral de Monte Agraço e ontem em Almeirim, por alma do Papa Francisco.

Fotos M. Alvarenga

Amadores Académicos de Elvas







João Mano (Arronches) pegou o primeiro novilho à primeira





Segunda pega concretizada à primeira por Nuno Ramalho
(Monforte)










José P. Silva (Elvas) pegou o terceiro à segunda















Quarta pega foi à segunda por David Pernas (Arronches)






Rodrigo Sampaio (Monforte) fez a quinta pega à primeira
























Última pega: David Ruas (Elvas) ficou à quarta