terça-feira, 15 de abril de 2025

O "nosso" Inspector Hipólito é candidato pela CDU em Alpiarça

Ricardo Manuel Arranzeiro Hipólito, de 67 anos, o nosso conhecido Inspector Hipólito, da IGAC (Inspecção-Geral das Actividades Culturais), que costuma ser presença assídua nas trincheiras de muitas praças de toiros nacionais, vigiando e inspeccionando quem está a mais entre tábuas, se existem irregularidades na realização dos festejos, etc., é o candidato da CDU (coligação liderada pelo Partido Comunista, curiosamente, um dos raros partidos que a nível autárquico sempre apoiou e defendeu a Tauromaquia) à presidência da Assembleia Municipal de Alpiarça, de onde é natural.

Engenheiro licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia, é inspector superior no Ministério da Cultura (IGAC), tendo, durante vointeb anos, sido chefe de divisão e director de serviços.

Não será a primeira vez que exerce um cargo político como autarca. Já foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Alpiarça (2013-2017), vogal da Junta de Freguesia (2017-2021) e actualmente é membro da Assembleia de Freguesia. Entre 2001 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal de Alpiarça, sempre eleito nas listas da CDU.

Já antes do 25 de Abril, em 1973, ainda jovem, colaborou com a CDE na campanha eleitoral para a Assembleia Nacional. Logo após a "revolução", foi eleito para a Comissão de Moradores do Centro Norte, em Alpiarça.

Fez parte da comissão fundadora da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça e integrou até à terceira edição a comissão executiva. 

Ricardo Hipólito foi professor dos ensinos preparatório e secundário, membro do Conselho Directivo da Escola Preparatória de Santarém e da Comissão Instaladora da Esc. Preparatória nº 1 de Santarém. Ingressou na Inspeção-Geral do Trabalho (atual ACT), na área da segurança e higiene do trabalho.

Em 2004 foi distinguido com menção de mérito excepcional do Ministério da Cultura e também em 2004 foi-lhe atribuído pela IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), na sua Conferência Anual em Dublin, um diploma pelo trabalho desenvolvido em prol da Propriedade Intelectual.


Em 2007 concluiu no Instituto Nacional de Administração o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, destinado a dirigentes intermédios da administração pública.


Na sua área profissional, ministrou dezenas de ações de formação, tanto no continente como nas regiões autónomas, em entidades como a ASAE, GNR, PJ, PSP, associações comerciais e ainda no Centro de Estudos Judiciários. Em Moçambique ministrou formação no âmbito da cooperação entre os ministérios da Cultura de Portugal e daquele país africano.


É colaborador do jornal «Voz de Alpiarça» (desde 1975) e do «Correio do Ribatejo». Recentemente publicou na revista «Nova Síntese» um trabalho sobre as coletividades alpiarcenses e o movimento do neorrealismo.


Desde a década de 90 tem desenvolvido recolhas de memórias documentais, fotográficas e orais de alpiarcenses para a salvaguarda do património imaterial e das memórias coletivas da sua terra natal, de onde resultou a edição de livros e artigos na web e em publicações periódicas.


Em baixo, duas fotos do Inspector Hipólito exercendo a sua missão nas trincheiras das nossas praças de toiros.


Fotos D.R./CDU-Alpiarça e M. Alvarenga