João Moura tinha apenas 14 anos (nas duas fotos de cima era ainda mais pequeno) quando há precisamente 51 anos, na tarde de 21 de Abril de 1974 (era um domingo) toureou na praça do Campo Pequeno ao lado dos consagrados Manuel Conde, José Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga, naquela que seria a última corrida na Monumental de Lisboa antes da "revolução" - que viria a acontecer quatro dias depois, na quinta-feira 25 de Abril.
Lidaram-se sete toiros da Sociedade Agrícola de Rio Frio e as pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, respectivamente capitaneados por José Manuel Souto Barreiros e António José Zuzarte. Foi a segunda corrida da temporada.
Oito dias antes, no Domingo de Páscoa, 14 de Abril, a temporada nacional fora oficialmente inaugurada também no Campo Pequeno, praça então gerida por Manuel Jorge Diez dos Santos (filho do saudoso Manuel dos Santos, que morrera em Fevereiro do ano anterior num acidente de automóvel), por José Cardal, Américo Pena e o Dr. Paulo Rodrigues.
Actuaram nessa primeira corrida de 1974 os cavaleiros Manuel Conde e José Maldonado Cortes, os matadores Fernando dos Santos e Carnicerito de Úbeda (espanhol) e o grupo de forcados Amadores do Ribatejo, sob o comando de Rui Souto Barreiros. Lidaram-se oito toiros de D. Maria Ana Passanha.
Em baixo, os programas dessas duas corridas.
Fotos D.R.