Hoje ainda chove, mas a partir de amanhã o tempo melhora e, finalmente vão realizar-se "em paz e sossego" os vários festejos taurinos que estão anunciados para o próximo fim-de-semana, a começar na sexta-feira, que é feriado (25 de Abril).
Em Sobral de Monte Agraço manda há muitos anos a tradição que neste dia "de revolução", embora nada tenha a ver com isso, se realize o festival taurino misto, sempre com toureio a pé (aleluia!), a favor da Tertúlia Tauromáquica Sobralense, em cuja organização e promoção se tem esmerado há já alguns anos o empresário José Luis Gomes, montando - sempre e sem excepção - um sério e bem rematado elenco, atractivo e digno de uma data que é já uma importante referência no calendário taurino nacional.
Este ano vai-se homenagear a memória de Manuel dos Santos no centenário do seu nascimento - e este (para lá do Campo Pequeno, que é o cenário que se impunha para que tal tributo fosse feito) é o festejo certo para o fazer, tendo em conta o grande destaque que todos os anos aqui é dado ao toureio a pé e ao formato da corrida mista (festival, neste caso) que tão bem foi, no seu tempo, dignificada pelo saudoso empresário e emblemático matador de toiros.
Toureia o matador espanhol David Galván (na foto, que em 2024 foi a revelação da Feira de Santo Isidro em Madrid) e o consagrado matador nacional Manuel Dias Gomes; e é dada uma merecida oportunidade a Vicente Sánchez, destacado novilheiro aluno da Escola de Vila Franca que no ano passado foi o vencedor do troféu "Orelha de Ouro" na novilhada que se realizou na Nazaré. Os três vão tourear novilhos da ganadaria Passanha Sobral.
A cavalo, actua a consagrada Ana Batista, que comemora 25 anos de alternativa nesta temporada; Tristão R. Telles Queiroz, uma das novas estrelas do toureio a cavalo; e o promissor Vasco Veiga, cavaleiro amador que foi a revelação do ano anterior. Os cavaleiros enfrentam três novilhos da ganadaria Lopes Branco, grande triunfadora nesta praça na corrida de Setembro do ano passado.
Pegam os forcados Amadores de Lisboa e Amadores de Arruda dos Vinhos - e, uma vez mais, louve-se o facto de a empresa, como bem fazia Manuel dos Santos nas suas corridas, pormenorizar no cartaz os nomes de todos os elementos componentes dos dois grupos. À maneira antiga, como sempre deveria ser! Com respeito pelo Forcado Amador e pela Festa de Toiros.
Há bilhetes à venda no Restaurante "Chafariz" e na bilheteira da praça no dia do festival (disponível pagamento através de Multibanco). Pode ainda ligar para o número de apoio ao cliente 300 501 989 e pode também comprar aqui os seus bilhetes, sem sair de casa - www.ccsbilhetica.pt
Fotos Plaza 1 e M. Alvarenga