segunda-feira, 21 de abril de 2025

Heróico Juan Leal na tarde brava dos Palhas em Las Ventas

O bravo matador francês Juan Leal foi ontem o destacado herói da tarde em Las Ventas numa corrida marcada pela seriedade e bravura dos toiros da ganadaria Palha - de jogo variado, todos de apresentação fabulosa, destacando-se o primeiro, um toiro nobre e com mobilidade, piores o quarto e o sexto, sempre na defensiva. Toiros de Verdade!

Toiros de Verdade para toureiros de barba rija - e o único que esteve à altura foi mesmo o francês Juan Leal, que sofreu duas arrepiantes voltaretas que constituíram dois autênticos milagres, das quais saíu sem um beliscão. A primeira foi quando recebeu o quinto toiro de joelhos em terra à porta da gaiola, a dos sustos; a segunda foi quando entrou a matá-lo.

Juan Leal jogou a vida em Madrid. Foi a Las Ventas com a mentalidade e a decisão das Figuras: daquela praça só se pode sair em glória ou para a enfermaria. Foi ovacionado no seu primeiro toiro e deu uma lenta e aplaudida volta à arena no quinto da tarde (foto de cima), onde merecia ter sido premiado com uma orelha. Injusta atitude do presidente da corrida ao negá-la.

Rafaelillo não arriscou muito e passou ontem por Las Ventas sem deixar história, sempre à defesa, sem querer ver os Palhas. Foi silenciado nos dois.

Francisco de Manuel, que já saíu em ombros de Madrid, foi silenciado nos seus dois toiros e no primeiro escutou um aviso. É bom toureiro, mas Palhas são Palhas e ontem não esteve na sua praia...

No final do passeíllo foi guardado um respeitoso minuto de silêncio em memória do Prémio Nobel Mário Vargas Llosa, que muitas tardes ali marcou presença a defender e a dar a cara pela Tauromaquia.

Ontem em Madrid a tarde teve um toureiro: o francês Juan Leal. E foi mais uma importante jornada de consagração para a emblemática ganadaria Palha. Assistiram, segundo os dados divulgados pela empresa Plaza 1, 9.414 espectadores.

Toiros sérios como estes não se vêem todos os dias. Não teria vindo nenhum mal ao mundo, antes pelo contrário, se a Porta Grande de Las Ventas se tivesse aberto para por ela sair em glória o ganadeiro português João Folque.

Ontem o grande ausente foi o emblemático e saudoso maioral Joaquim Carlos, recentemente falecido. No seu lugar esteve o filho Luis Miguel (foto em baixo), que era sempre o picador de serviço nas tentas da ganadaria e agora substitui seu sempre recordado Pai como novo maioral da ganadaria.

Fotos Plaza 1




Juan Leal salvou-se por milagre!
O novo maioral: Luis Miguel, filho do saudoso Joaquim Carlos

Rafaelillo "não quis ver" os Palhas...

Francisco de Manuel foi silenciado nos dois toiros