Fechou com chave de ouro e praça completamente cheia (a maior entrada dos últimos anos, segundo a empresa Doses de Bravura, de Rui Bento), a Fabulosa Temporada de Verão na Figueira da Foz, na noite de sábado, com a magnífica corrida de comemoração do 130º aniversário da inauguração do Coliseu Figueirense.
Foram lidados toiros da ganadaria de Manuel Veiga, tendo o maioral da divisa dado volta à arena no quinto.
Segundo Jaime Amante na sua página do Facebook, dois nomes marcaram esta grandiosa corrida do passado sábado - o cavaleiro João Ribeiro Telles, que rubricou uma lide muito acima da média, marcando a léguas a diferença e reafirmando o momento altíssimo em que se encontra (fotos de cima); e João Gonçalves, dos Forcados Académicos de Coimbra (foto de baixo), com uma pega memorável ao terceiro toiro da noite, premiada com duas voltas à arena.
Actuaram Ana Batista, que foi homenageada pelos seus 25 anos deve alternativa (volta à arena), João R. Telles (volta), Duarte Pinto (volta), João Salgueiro da Costa (volta), António Ribeiro Telles filho (volta) e Vasco Veiga (volta), que se estreou de casaca depois da prova de praticante nas Caldas da Rainha no passado dia 15.
Pegaram os forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, do Aposento da Chamusca e Académicos de Coimbra.
Ao início da corrida, em ambiente de consternação e também muita emoção, guardou-se um minuto de silêncio em memória do forcado Manuel Maria Trindade, morto por um toiro na véspera na praça do Campo Pequeno.
Fotos Pedro Batalha e Simão Brites