A Delegação de Portugal do Real Circolo Francesco II di Borbone realiza amanhã, quarta-feira, no Grémio Literário, em Lisboa, uma grande festa de Exaltação e Louvor dos Usos, Costumes, Identidades e Tradições, em que dará um concerto benéfico de piano o famoso compositor espanhol Joaquín Pareja Obregón e em que serão distinguidas diversas personalidades da vida tauromáquica portuguesa.
Serão homenageados o saudoso matador de toiros e empresário Manuel dos Santos, no ano do seu centenário; o Círculo Taurino Barranquenho, pela defesa da alma, tradição e identidade de um povo; e a empresa Doses de Bravura de Rui Bento pelo profissionalismo e afición colocados na afirmação e grandeza da Festa de Toiros em Portugal.
Serão destinatários das Medalhas de Honra 2025 do Real Circolo - Portugal a Academia Portuguesa de Ex-Líbris; o Dr. Manuel Jorge dos Santos, instituidor do Museu Manuel dos Santos, da Golegã; a Dr.ª Ester Tereno pelo seu determinante empenho e escrita na defesa da(s) tauromaquia(s) e tauroculturas; o matador de toiros e empresário Rui Bento, pela sua trajectória e consagração; e o compositor e pianista Joaquín Pareja-Obregón, no ano da sua despedidas dos palcos.
Na ocasião terá lugar a entrega de um significativo donativo às Igrejas do Chiado - Basílica de Nossa Senhora dos Mártires e Igreja do Santíssimo Sacramento -, em mão do Reverendíssimo Cónego Armando Duarte e a cerimónia de transmissão do colar do cargo e funções de Delegado em Portugal que será entregue pelo Dr. Vítor Escudero, que cessou funções, ao Arquitecto Segismundo Ramires Pinto, recentemente nomeado em Setembro.
Fotos D.R.
![]() |
Manuel dos Santos lembrado no seu centenário |
Rui Bento, matador de toiros e empresário (Doses de Bravura) |
![]() |
Ester Tereno, escritora |
![]() |
Joaquín Pareja Obregón, compositor e pianista |